Você já ouviu falar em FLOW? Sabe o que significa esta palavra?
Flow tem sua origem na língua Inglesa arcaico FLOWAN e significa “inundar, escorrer, fluir”, uma experiência ótima. Este termo tem sido muito utilizado em Psicologia.
O conceito da Teoria de Flow foi proposto pelo professor de psicologia Mihaly Csikszentmihalyi, que o estuda desde os anos 60. Segundo ele, o flow é o modo mais poderoso de colocar as emoções a serviço da performance e do aprendizado.
Dr. Mihaly ficou extremamente encantado ao perceber a concentração de artistas pintando, pois pareciam não sentir cansaço, fome ou sono durante muitas horas de pintura. Também percebeu que a satisfação dos pintores não vinha do dinheiro ou fama, mas sim da própria execução da atividade.
Flow é aquele estado emocional positivo, no qual a pessoa se encontra totalmente absorto em seu prazer, no qual o tempo voa, as ações, os pensamentos, os movimentos acontecem um atrás do outro, sem que a pessoa sequer pare para planejar. Simplesmente FLUI e então realizamos o nosso melhor, da melhor maneira
Eu diria que estado de flow é a PAIXÃO, é o prazer.
Sabe aquele estado interior do namorado que vai encontrar a namorada? Sabe aquele sentimento bom da criança que sabe que vai ganhar um presente? Aquela experiência de você estar trabalhando em algo, tão profundamente, que nem sentiu o tempo passar? Aquela sensação agradável de ter alcançado a meta, de realizar o seu sonho? Isso é flow!
Gosto muito de assistir filmes épicos, do tipo gladiador, 13º guerreiro, troia, spartacos, o ultimo samurai... e o que mais me deixa admirada é a maneira que os personagens vão para a guerra para defender seus objetivos. Os líderes lideram com paixão e contagiam os liderados com esta paixão de tal maneira que o foco é vencer. Nada os distrai, nada os intimida, nada pode pará-los. Perseguem seu objetivo com todas as suas forças. Não veem o tempo passar. Lutam de dia, de noite, com chuva e sol. E com prazer, com entusiasmo. Isto é flow!
Pessoas bem sucedidas tem paixão. Se envolvem, tem flow!!!
No mundo do esporte tb temos vários exemplos de flow:
- - Em 2016. Corredora da Etiópia, Etenesh Diro fica sem calçado do pé direito, mas não abandona prova, cruza linha de chegada sob aplausos e avança por decisão da organização. Na metade final da prova, sua sapatilha direita saiu de seu pé e, mesmo diante da adversidade, Diro se superou e continuou as voltas finais. Ela cruzou a linha de chegada apenas com um pé calçado
- O atleta Oscar Pistorius, foi o primeiro bi amputado a disputar as Olimpíadas de Londres de 2012 de maneira simultânea e em igualdade de possibilidades com atletas não deficientes.
- Yohansson, atleta nacional, largou muito bem na final, mas sentiu uma lesão ainda antes da metade dos 100 m, diminuindo o ritmo na hora e desabando no chão. Contudo, a dor na coxa esquerda não fez o brasileiro desistir. Chorando copiosamente, o atleta completou os metros restantes sob intensos e entusiasmados aplausos do público na capital britânica, que foi à loucura com a força de vontade do atleta. O brasileiro cruzou a linha de chegada em 1 minuto, 30 segundos e 79 décimos.
São exemplos como esses que motivam, inspiram e fazem acreditar que é totalmente possível alcançar os sonhos, mesmo que o mundo, as circunstâncias, as adversidades digam o contrário!
Quando você estiver apaixonado pelo que faz, será fácil manter o foco, rejeitar crenças limitantes, será leve governar sobre a situação, mantendo-se autodisciplinado e determinado, porque simplesmente fluirá. Consequentemente, quanto mais focado e dedicado naquilo que está fazendo, melhor aproveitará suas competências e os resultados serão cada vez mais excelentes.
A autoestima e o senso de valor e o prazer da conquista serão ativados você se sentirá mais confiante, capaz e conscientes de seu potencial. E tudo isso funcionará como combustível para continuar em ação.
As pessoas bem-sucedidas têm paixão, agem em estado de flow.
Algumas dicas poderosas para alcançar o estado de flow:
1 – Permita-se fazer as mesmas coisas de maneiras diferentes, pense fora da caixa, faça um caminho novo para ir ao trabalho, faça pratos diversificados para o jantar, crie, ouse quebrar a rotina.
2 – Valorize o tempo de descanso. O ser humano precisa do sono para acionar o gatilho da criatividade. Permita-se deitar no sofá, na rede, no chão do quintal, tire um cochilo extra no sábado à tarde... de uma fugidinha para uma praça, um clube, para o campo, encontre um amigo.... Seja qual for sua preferência, mas pare... descanse.
3 – Tenha um hobby e cultive-o. separe duas vezes por semana para fazer o que vc gosta, para cultivar a paixão, o prazer.
4 – Faça listas de suas tarefas, mantenha o foco nelas, mantenha a disciplina do cheque list. Aprenda a dizer não para as distrações e para o vazamento de energia.
5 – Leia: “Quatro vezes por semana, leia pelo menos vinte e cinco páginas de um livro que você normalmente não leria (no mínimo 30 minutos). Ao dar a seu cérebro novas informações constantemente, você está alimentando o gatilho do reconhecimento de padrões. Parece simples, mas você vai ficar chocado com a diferença que faz”.
6 – Desafie-se. Faça a você mesmo perguntas como: “O que eu posso fazer para tornar essa tarefa mais interessante? ”, “Como posso utilizar minhas forças para melhorar meu desempenho? ”
O auto desafio pode fazer com que uma tarefa entediante se transforme em uma atividade capaz de satisfazer o anseio por novidades, conquistas e autodesenvolvimento.
Se você anda desmotivado ou frustrado no trabalho e quer aprender uma estratégia para atingir o estado do FLOW, se deseja saber outras técnicas para potencializar seus resultados e aumentar os seus níveis de felicidade, bem-estar e realização? Conheça o meu trabalho de coaching e dê o primeiro passo para conquistar o sucesso profissional e pessoal! #flow #altaperformance #upgradedeenergia #profissional #façacoaching #vidabemsucedida #sucesso