Você precisa entender o impacto dos vieses comportamentais nos seus investimentos
O fator psicológico é o seu maior inimigo na hora de investir. Para muitos especialistas da área, esse “contexto emotivo” é a armadilha mais perigosa que investidores podem cair.
Por que é importante: as finanças comportamentais investigam como certos padrões de pensamento influenciam as decisões dos investidores.
Watch and learn: para engajar a educação financeira no país, a Avenue disponibilizou em seu canal no YouTube uma palestra super completa sobre o tema, apresentada por Daniel Haddad , CIO da corretora – vale (muito) a pena assistir.
Dando o zoom: no vídeo, são apresentadas diversas ideias, todas indicando que o mercado financeiro não se trata apenas do que você conhece, mas também de como você se comporta.
Atalhos: é comum que o ser humano busque atalhos para acelerar certas conquistas – seja emagrecer ou achar um investimento que renda muito em pouco tempo – com o mínimo de esforço possível, como Daniel explica.
Recomendados pelo LinkedIn
Haddad cita no vídeo alguns vieses que se conectam diretamente com seus investimentos.
Ancoragem: quando você fixa suas expectativas em um número inicial ou informação (âncora), tende a dar um peso desproporcional nas decisões seguintes.
Super confiança e ilusão de controle: frequentemente superestima sua habilidade em prever movimentos do mercado, resultando em decisões muito agressivas.
Negatividade: a tendência de focar mais em notícias ruins do que em boas pode distorcer a sua percepção sobre o verdadeiro valor de um ativo.
Moral da história: todos estamos propensos a enfrentar esses vieses comportamentais, já que são inevitáveis no percurso de quem investe.
Design Gráfico | Branding | Comunicação Corporativa | Marketing Digital
6 mMuito bom, Gabriel Rodrigues! 👏 👏 👏 👏
PME Analyst - XP Banco de Atacado
6 mExcelente reflexão!
Operations Analyst at Dealboard
6 mMuito bom o texto !