Você realmente investe em qualidade de vida, saúde e bem estar do seu time?
Quando o assunto é Qualidade de Vida no Trabalho, logo se pensa em programas estruturados de remuneração e pacote de benefícios, plano de carreira, desenvolvimento profissional, horário flexível, clima organizacional, mas pouco se pensa em iniciativas de saúde e bem estar, por vezes as empresas promovem ações pontuais em datas específicas, mas nada que impacte diariamente a vida das pessoas dentro das organizações.
Vejo poucas empresas que de fato investem seu tempo em medidas preventivas, abordando temas relacionados à saúde, promovendo alguma atividade física dentro do ambiente de trabalho e conscientizando sobre hábitos saudáveis que impactam não somente a vida das pessoas enquanto profissionais mas em todos os setores de sua vida. E o mais curioso é que os dados de afastamento por doenças desenvolvidas no trabalho são alarmantes, só em 2017 quase 10 mil pessoas se afastaram no Brasil por motivos de doenças desenvolvidas no trabalho segundo o INSS.
O fato é que, se você empregador ainda não está debatendo sobre isso aí na sua empresa, talvez seja o momento de refletir sobre o assunto, isso porque empresas estão buscando cada vez mais alternativas de engajar seu pessoal e atrair futuros novos talentos, e já se sabe que as pessoas estão cada vez mais antenadas e preocupadas com sua saúde e bem estar, então claramente buscam empresas que estejam alinhadas com esse propósito e que valorizem a saúde e bem estar de seu time no ambiente corporativo.
É bom também ficar de olho no que apontam os estudos. O Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, realizou uma pesquisa para medir a correlação entre produtividade e felicidade e constatou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo. Empregados que avaliaram bem o fator bem-estar e qualidade de vida no trabalho possuem performance 27% superior, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento com a organização e 46% mais satisfação com sua atividade.
* Pessoas valorizadas + saudáveis = pessoas produtivas = resultados extraordinários
Em 2017, quando eu concluía a minha Especialização, meu grupo e eu decidimos fazer nosso TCC abordando justamente esse tema – Qualidade de vida no trabalho, aplicamos um questionário de 35 questões que permitiram analisar aspectos de qualidade de vida no trabalho, tais como lazer, esporte, cultura, saúde, bem estar, incentivo financeiro e ações sociais. Na ocasião obtivemos 152 respostas e delas extraímos uma série de informações, e eu trago aqui um dos principais gráficos que indica o desejo das pessoas em se ter mais investimentos em programas de saúde e bem estar por parte das empresas – 42% dos pesquisados acreditam que suas empresas deveriam investir mais em programas dessa natureza.
Gráfico 27: Avaliação dos participantes sobre quais os programas de Qualidade de Vida que a empresa mais deveria investir
Fonte: SANTOS, et al (2017)
Finalizo esse artigo expressando meu desejo de que as empresas invistam em qualidade de vida no trabalho, busquem soluções de promoção de saúde e bem estar para seu time e que essas iniciativas passem a fazer parte de sua cultura e de seus valores.
Investir em tecnologia é essencial, entender o cliente e suas necessidades é sem dúvida fundamental, desenvolver produtos que resolvam problemas da sociedade é incrível, mas valorizar o time de todas as maneiras possíveis é o ponto de partida.