Você Sabe Como Liderar Equipe?

Você Sabe Como Liderar Equipe?

Muitas vezes nascemos com talentos natos! Tomamos a frente, resolvemos problemas, temos aquele fogo para fazer a diferença e enfrentamos nossos leões, mas será que mesmo com todo esse poder e essa força você sabe liderar a sua equipe?

Não muito tempo, dentro das empresas, quando entrávamos vinha aquela frase, meio que como um hino muitas vezes não dito, mas certamente sempre percebido: "Molde para trabalhar com o seu chefe.". Sim! Precisávamos nos moldar e seguir o que nosso chefe mandava, e aí de você ficar chateado ou não concordar.

Mundo foi evoluindo e o que era importante foi deixando de ser, e o que era menosprezado foi se tornando relevante. As pessoas começaram se perguntar "o que estou fazendo aqui? É isso que quero para mim?" e os talentos foram indo embora. Chegou o momento da empresa se perguntar "o que está havendo aqui dentro?".

Não são poucos os estudiosos que falam a respeito de qualidade de vida nas organizações e mesmo que isso pareça tão obvio, ainda há muita resistência e ignorância por parte de empregadores e donos.

E o que isso tem a ver com a liderança?

O simples fato de que nós precisamos ver nossos colaboradores como serem dotados, com algumas limitações, mas cheios de suas personalidade e habilidades. Devemos trabalhar em cima do que eles trazem de bom, auxiliá-los no que talvez não sejam tão eficazes e desenvolver novos campos e novos objetivos, traçando um caminho que lhes faça sentido dentro do que eles esperam. Devemos dar o nosso feedback, mas principalmente ouvir o que eles podem nos trazer e nos moldar conforte eles. Liderar uma equipe é conhecer cada membro e saber como falar, de que forma abordar, de que forma conversar, mas sempre mostrando que está disponível para eles.

Educar sua equipe principalmente com princípios. Não podemos cuspir informações e dizer "é assim e pronto! Regras da empresa.", Muitos deles vão se rebelar, ou farão sem a menor confiança.

Se você for um bom líder, você colherá muitos frutos e desenvolver muitos talentos.

Mas sempre é preciso reconhecer? A resposta é clara ... mesmo que as metas não sejam batidas, houve um esforço da equipe, houve um trabalho realizado e muitas vezes deixaram de fazer suas coisas para estar junto de você. Você não vai dizer "parabéns não batemos a meta e por isso vamos comemorar". Diga "pessoal, infelizmente não batemos a meta desse mês, mas sei o quanto vocês lutaram para chegarmos lá. Obrigado pelo empenho e esforço, vamos fazer ainda mais este mês e vamos conseguir nosso objetivo. Muito obrigado pela dedicação."

Em minha experiência com hotelaria e liderança cheguei em um patamar no qual e podia solicitar a troca de folga para um colaborador, e o mesmo não se importava em fazê-lo, sabe por que? Por que eu os compreendia e sabia o quão chato era trocar e sempre deixei muita abertura para que eles recusassem, mas sempre ouvi "se fosse outra pessoa a pedir eu não trocaria, mas como é você, faço com gosto!".

Ainda hoje ouço eles falarem que fui o melhor supervisor, pois além de educar, corrigir, brigar um pouco (não somos de ferro rs), sempre valorizei, lutei por eles, desenvolvi, reconheci seus feitos e os tratei como seres humanos.

Estamos falando de pessoas e não máquinas, precisamos mudar nossa visão em relação as pessoas. Seja líder, não seja chefe!

Excelente Caio, o seu texto traz em síntese os pontos chave da liderança como empatia, desenvolvimento, comunicação, inovação, reconhecimento, conheçer a equipe, lutar pelas metas de maneira consciente, racional e equilibrada. Foi muito bom estudar com você na Pós graduação da FMU. Sucesso em seus projetos, Parabéns.

Perfeito, pessoas e não máquinas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos