Você sabe a diferença entre os módulos fotovoltaicos monocristalinos e os módulos policristalinos?
Foto ilustrativa

Você sabe a diferença entre os módulos fotovoltaicos monocristalinos e os módulos policristalinos?

Neste artigo vou abordar a diferença entre as duas opções de tecnologia, baseada em experiências próprias e em alguns estudos realizados.

Módulos de silício monocristalinos (mono-Si)

Esta tecnologia é historicamente mais utilizada e comercializada como conversor direto de energia solar em eletricidade. A fabricação da célula começa com a extração do cristal de dióxido de silício, este material é desoxidado em grandes fornos, purificado e solidificado chegando ao grau de pureza entre 98% e 99%.

Módulos monocristalinos

Os módulos monocristalinos são facilmente reconhecíveis olhando de perto. Eles possuem uma cor uniforme, indicando silício de alta pureza e cantos tipicamente arredondados.

Por possuírem um alto graus de pureza a sua eficiência é mais alta em comparação aos módulos policristalinos, que falarei à seguir.

Algumas vantagens dos módulos monocristalinos:

  • Atualmente possuem uma eficiência mais alta dentre as tecnologias comerciais, variam entre 15% e 22%;
  • Área para atender a demanda menor, uma vez que possuem uma eficiência maior eles necessitam de menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia;
  • Vida útil maior;
  • Tendem funcionar melhor do que módulos policristalinos em condições de pouca luz;

Módulos de silício policristalinos (p-Si)

Conhecidos também como multi-cristalino (mc-Si), nessa tecnologia os módulos são compostos por cristais de silício que são fundidos em um bloco, preservando a formação de múltiplos cristais. A principal diferença está na fundição dos cristais.

Módulos policristalinos

Uma vez fundido, eles são serrados em blocos quadrados e, em seguida, fatiados em células assim como no monocristalino, mas é um pouco mais fácil de produzir.

Porém a eficiência média dos módulos monocristalinos está entre 14% e 20%, devido a menor pureza do polisilício. Implicando na necessidade de uma área maior para atender a demanda.

Algumas vantagens dos módulos policristalinos:

  • A quantidade de silício residual gerado durante o processo de corte das células fotovoltaicas é menor em comparação com monocristalino;
  • Painéis policristalinos tendem a ser um pouco mais baratos que os painéis solares monocristalinos;


Gostou do artigo ou tem alguma observação? Estou inteiramente à disposição.

Obrigado e um grande abraço.




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos