Você sabe o quanto perde em suas transações?

É um evento comum no varejo brasileiro, mas poucos empresários possuem noção de sua existência. Não são todos os empresários que se preocupam em fazer o controle de seus recebíveis e acabam perdendo uma receita considerável - estimativas do mercado mostram que esse volume costuma ficar entre 2% e 3% do faturamento mensal.

Para termos uma ideia, nos primeiros nove meses de 2019 uma startup de gestão financeira recuperou mais de R$ 31 milhões nas transações de seus clientes no varejo paulistano.

Essas perdas financeiras podem acontecer por diferentes motivos. Entretanto, as principais causas são falhas da adquirente em reconhecer a transação ou então no momento de liquidação do valor na conta bancária. Quanto o empresário percebe, ele recebeu menos do que o previsto para aquela compra.

Além disso, é comum ver casos de contestações da compra pelo titular do cartão de crédito e esse valor ser debitado do varejista, mesmo no caso de vendas presenciais com digitação de senha, e também de cobranças de taxas incorretas pelas adquirentes.

A melhor forma de reduzir e eliminar esse prejuízo em sua loja é ter mais controle da gestão do fluxo de caixa e acompanhar frequentemente todos os dados sobre as transações feitas por cartão de crédito. Acredito que um bom software de gestão financeira ou de gestão integrada é fundamental pois, ajuda a comparar as previsões de recebimento em cada transação com as vendas realizadas e o que, de fato, está sendo pago na conta bancária, além de auditar as taxas que estão sendo cobradas pelos fornecedores de pagamento.

Com um processo desse o varejista não só trata os erros encontrados como também consegue transmitir todas as informações para outras etapas do processo, como controle de contas a receber, a pagar, fluxo de caixa, conciliação bancária, DRE, garantindo com que tudo se conserve e se acerte, além e ajudar o trabalho de seu contador.

Hoje com um cenário macroeconômico de recuperação econômica e disputa acirrada no varejo nacional, não há espaço para desperdício e perda financeira nas transações. É inadmissível que as empresas percam dinheiro justamente no momento em que estão concluindo suas vendas. Reduzir este dano é fundamental para quem deseja crescer e se consolidar em seu segmento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos