Você sabe o que é Gestão de Frota?
Gestão de frotas consolida-se em aplicar técnicas, métodos e ferramentas, capazes de subtrair os riscos pertencentes aos investimentos dos veículos, agregando qualidade do serviço, efetividade e produtividade na operação.
Mas como podemos gerir as frotas de uma empresa?
Para garantir resultado promissor, é imprescindível criar uma listagem com toda a frota da empresa.
· Descriminar configuração completa da frota: criar uma planilha com os dados essenciais do veículo (modelo, ano, odômetro e vencimentos quanto às manutenções preventivas e corretivas).
· Anexar uma pasta com cópia de toda documentação obrigatória para apresentação em PF (postos fiscais): CRLV – CIV – CIPP – CRONOTACOGRAFO – FICHAS DE EMERGÊNCIAIS...
Controle minucioso gera redução de custos e ênfase na gestão.
· Acompanhar os relatórios de despesas voltadas para a manutenção e, principalmente para o combustível utilizado por cada veículo, possibilita o acompanhamento da média de consumo e custos mensais com revisões. (É relevante que em todo abastecimento da frota, o km atual esteja descrito junto ao cupom!).
Realizar manutenções preventivas obstrui complicações logísticas.
· O ideal é enviar as frotas para uma revisão antes que o problema apareça. Desta forma vamos ganhar tempo (impedindo que o veículo fique parado por um longo período) e dinheiro (não necessitando de peças caras que muitas vezes requerem de outro estado).
· Vale salientar que, quando falamos em prevenção, a parte referente a borracharia é tão importante quanto a parte mecânica e rodante. Os pneus são as peças que estão em contato direto com o solo, absorvendo assim o maior impacto. Portanto, se faz necessário efetivar manutenções de rotina visando maior segurança e durabilidade.
Promover treinamentos juntos aos condutores.
· Capacitações periódicas voltadas para direção defensiva e econômica geram lucros e valores. Motoristas treinados e bem orientados estão aptos para conduzir a frota de modo a evitar acidentes e aumentar a vida útil do veículo, contribuindo com a redução do consumo de combustível.
· Realizar DDS (diálogo diário de segurança) e palestras frequentes, abordando diversos outros temas, também gera impactos positivos junto à equipe (promova um coffee break mensal para unir o máximo de motoristas possíveis, crie um ambiente harmonioso, disponha de dinâmicas).
Recorra da tecnologia para controlar as frotas.
· Com a tecnologia avançada, o mercado nos oferece diversas ferramentas para acompanhar os veículos/condutores em tempo real. Rastreamentos via satélite, controle de tacógrafo, bem como, de horas em direção/descanso, nos ajudam a manter a qualidade de vida dos profissionais, aprimorando a produtividade e garantindo a segurança do colaborador e do veículo.
Gerenciar os veículos e entender como a área funciona!
Está é a particularidade.