Você sabe o que é RAPPORT?

Você sabe o que é RAPPORT?

Em um treinamento realizado sobre como trabalhar em equipe, me deparei com esta palavra e seu significado que me fascinou intantâneamente - RAPPORT

Rapport é um conceito proveniente da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa "trazer de volta".

"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida." Anthony Robbins

"Nunca ninguém me escutou como você." Assim falou um cliente. Será que nós temos um talento mágico que nos permite obter, repetidamente, respostas como essa dos nossos clientes? Não, nós simplesmente construímos um nível de rapport tão profundo que as pessoas sentem-se verdadeiramente ouvidas e experimentam uma sensação de segurança.

Nós descobrimos que isso é um pré-requisito para a comunicação eficaz e definitiva, seja em no lado pessoal ou profisional.

Otimizar as suas habilidades de comunicação. Com isso, você será capaz de melhorar a qualidade da sua vida e da vida daqueles à sua volta.

Como fazer a diferença, sentir-se confortável e apreciado por alguém, mesmo que discorde do que você disse? Como gostamos instantaneamente de algumas pessoas que encontramos – enquanto que de outras, por outro lado, você não consegue nem escapar suficientemente rápido? Por que você pode falar com algumas pessoas durante horas e isso parecer apenas minutos?

A resposta para todas essas perguntas é o RAPPORT.

Quando você está em rapport, algo mágico acontece. Você e os outros sentem que são escutados e ouvidos. Num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de afinidade no pensamento, dando a sensação como “neste momento, eu posso relaxar".

Muitas vezes, as pessoas estão naturalmente em rapport. Preste atenção nas crianças brincando, observe as interações nas reuniões, note os amigosem um bar. Veja e ouça como o efeito de duas pessoas se movendo juntas produz resultados positivos na comunicação delas. Observe também como a qualidade da interação muda para uma falta de comunicação quando elas estão fora de sincronia uma com a outra.

ESPELHAR: Como podemos conscientemente melhorar a nossa própria habilidade de rapport? Podemos começar aprendendo o processo chamado de "espelhamento" – que é utilizado para reproduzir o comportamento da outra pessoa. Comportamentos que você pode espelhar (comunicação não-verbal) incluem:

  • Postura corporal
  • Gestos da mão
  • Expressões faciais
  • Deslocamento do peso
  • Respiração
  • Movimento dos pés
  • Movimento dos olhos

Espelhar é "copiar" fisicamente os comportamentos da outra pessoa de uma maneira sutil. Tente espelhar apenas um aspecto do comportamento da outra pessoa enquanto estiver falando com ela – talvez a postura dela. Quando isso se tornar fácil, inclua outro suavemente, como os gestos da mão dela. Gradualmente acrescente outro e outro até você estar espelhando sem pensar sobre isso. Quanto mais você praticar, mais fácil se torna. Como retribuição, a mesma reação positiva e confortável que você criou para a outra pessoa, será sentida por você mesmo.

COMBINAR: É uma outra prática assim como espelhar. A diferenç é o timing. Enquanto que espelhar é simultâneo com os movimentos da outra pessoa, combinar pode às vezes ter um fator de "atraso no tempo." Por exemplo, se alguém está gesticulando enquanto fala e estabelece um argumento, você pode ficar quieto enquanto presta atenção. Quando for a sua vez de falar, você pode fazer os seus comentários e a sua posição usando o mesmo gesto ou similar.

DIFERENCIAR também é uma habilidade útil para ser dominada a fundo. Você já teve alguém falando sem parar enquanto conversava com você... e você imaginando se ela iria parar de falar?

Você pode quebrar o contato visual, gire o seu corpo em ângulo com ela, respirar mais ligeiro ou mais devagar em contraste com a respiração dela... em resumo, faça qualquer coisa para quebrar o rapport por diferenciação. Você ficará surpreso de como a conversa rápida e facilmente chega ao fim.

Você irá se descobrir ouvindo e observando as outras pessoas em mais detalhes quando aprender essas habilidades básicas do rapport. Prestar atenção nos outros dessa maneira é um processo de estabelecer confiança, e quanto mais elegantemente você espelhar, combinar ou diferenciar mais, seus clientes irão se transformar em "fãs enlouquecidos".

 Como deve ter percebido, certamente pratica ou já praticou rapport nos seus relacionamentos. Precisamos compreender o universo de cada pessoa para convivermos bem em família, no nosso trabalho e até para fazermos amigos e sermos felizes em nossa vida amorosa.

No final, o principal é a empatia, pois sem ela, tudo torna-se artificial. A habilidade de se colocar no lugar do outro é o ponto de partida para a interação e consequentemente o sucesso.

Fonte: O artigo "RAPPORT - The Magic Ingredient" - www.cleanlanguage.co.uk

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos