VOCÊ SABE O QUE SÃO "HARD SKILLS" E "SOFT SKILLS"?
Essas palavras podem soar estranhas num primeiro momento, mas saiba que são muito utilizadas por recrutadores.
Vamos começar por partes. A palavra "skills", traduzida do inglês, significa "habilidades". Então, já conseguimos deduzir que ambos os termos estão relacionados a aptidões de uma pessoa.
“Soft Skills” são as habilidades comportamentais do profissional. Estão associadas às suas capacidades mentais de lidar com as emoções e situações, como por exemplo proatividade, resiliência, resolução de conflitos, liderança, criatividade entre tantas outras.
“Hard Skills” são as habilidades técnicas. É aquilo que a faculdade, o curso técnico, o treinamento, o workshop te ensinam e até então era isso que as empresas mais valorizavam nos currículos. Alguns exemplos: programação, contabilidade, inglês, excel.
No entanto, os tempos mudaram, não descartando jamais os “Hard Skills”, mas cada vez mais valorizando os “Soft Skills”, afinal de contas, as Capacidades Técnicas (Hard Skills) podem ser facilmente ensinadas e treinadas, enquanto que as Habilidades Comportamentais (Soft Skills) são mais difíceis de serem aprendidas e absorvidas, por se tratarem do resultado de experiências de vida.
E é isso que acontece, saímos da faculdade com um currículo de dar inveja aos nossos pais e avós, mas não conseguimos apenas com esses conhecimentos nos destacar no atual mercado. Faltam cada vez mais profissionais que foquem em desenvolver os “Soft Skills”.
*****
Instagram: @ARIANECOR