Você sabe por que é preciso medir o oxigênio dissolvido na sua ETE?
Em estações de tratamento de efluentes, cujos processos empregados são biológicos e aeróbios, o oxigênio dissolvido, conhecido por OD, é um parâmetro FUNDAMENTAL, pois os microrganismos dependem dele para viver. As bactérias só estabilizam a matéria orgânica por oxidação, ou seja, pelo consumo de oxigênio. Outros processos, como nitrificação e o lodo de fundo, também dependem desse consumo.
Você sabia que o mau cheiro da sua ETE pode estar relacionado com o OD? Quando o consumo de OD é total, só os seres anaeróbios sobrevivem e por isso, podem causar mau cheiro.
A geração do OD na ETE pode ocorrer pela dissolução do oxigênio atmosférico, por organismos fotossintéticos e pela aeração artificial. A aeração é empregada nos tratamentos para diminuir os custos operacionais e aumentar a eficiência e ele deve ser controlado nos reatores.
A medição do OD não é só utilizada para o controle operacional, mas para também classificar os corpos d’água. Pois se a concentração de OD for menor que a concentração de saturação, indica a presença de matéria orgânica provavelmente vinda do despejo de efluentes, caracterizando poluição.
Os valores ideais de OD, variam de acordo com o objetivo da sua estação de tratamento. Devem ser mantidos, no geral, entre 1 a 4 mg.L -1. Por exemplo, se sua ETE tem como objetivo remover apenas matéria orgânica carbonácea, este parâmetro deve ser mantido entre 1 e 2 mg.L-1. Já, se o objetivo for a nitrificação, o controle deve ser realizado para mantê-lo próximo a 3 mg.L-1.
Agora, nós queremos saber, como vocês medem e controlam o OD na sua ETE?
E se tiverem mais dúvidas sobre o OD, nos envie!
#tratamentodeefluentes #aerobio #oxigeniodissolvido #OD #microrganismos #bacterias #materiaorganica #oxidacao #oxigenio #nitrificacao #maucheiro #odor #ETE #aeracao #custosoperacionais #acquaexpert #lodosativados
Analista de Backoffice II at Neon | CPA-20 | SQL | Python
6 aInteressante!! Algumas empresas utilizam oxigênio líquido, já que o teor de oxigênio do ar atmosférico é entorno de 23%. Assim, o gasto com um soprador comum seria bem maior, já que teria que funcionar praticamente 24h para fornecer a quantidade de oxigênio necessário, dependendo do caso.