Você sabe quais sãos os custos de T&D de sua organização?
Esta é uma pergunta que poucos gestores de RH conseguem responder de forma segura sobre um importante valor de investimento que as empresas empregam no desenvolvimento de seus colaboradores.
A verdade, é que cada vez mais, os custos de T&D precisam ser corretamente mensurados para trazer uma discussão produtiva sobre o real retorno deste investimento nos resultados obtidos pela contribuição de funcionários impactados por programas de Treinamento & Desenvolvimento.
Quais são os custos que impactam diretamente os valores de orçamento de T&D? Existem os custos diretos e indiretos, que conseguimos mensurar facilmente tais como: Valores investidos em consultorias, Escolas de Negócios e professores; além destes custos, precisamos mensurar também os valores gastos com aluguel de salas e custeio de espaços corporativos (cada vez mais caros); além dos altos custos com logística e alimentação de colaboradores que precisam deslocar-se para participarem dos programas de treinamentos.
Os custos logísticos são normalmente subestimados e em muitos casos, representam o maior peso percentual na planilha de custos totais de T&D.
Além disto, temos o custos escondidos... Estes são os vilões de todo orçamento frustrado! Estamos aqui falando dos custos administrativos e de desenvolvimento, custos de staff do pessoal de RH, faltas e indisponibilidade de colaboradores e professores, além de custos com perda de produtividade no trabalho e custos logísticos não previstos.
Na Saint Paul Enterprise, criamos uma metodologia inovadora para calcular e mensurar o TCE – Total Cost of Education das organizações que nos relacionamos. Estamos colhendo excelentes resultados, ao propor soluções de Educação Corporativa Blended (digital + presencial) com reduções de custos na ordem de 40% e um controle maior dos custos imprevistos.
Os profissionais de RH cada vez mais conectados aos negócios e resultados financeiros das organizações estão adorando a nossa metodologia!
Projetos inovadores e de real transformação dos colaboradores, estão saindo do excel com ROI calculado e ganhos de economia dos recursos financeiros. Assim, fica muito mais fácil aquela conversa decisora com o CEO e CFO para que eles obtenham segurança do real ganho obtido dos Programas de T&D para suas organizações.
Os custos de acesso (a múltiplas fontes) e de renovação/atualização de conhecimentos (em diversas áreas) é, certamente, um dos grandes hidden costs, e que só podem ser reduzidos ou convertidos em investimento (com retorno adequado) em empresas dedicadas ao conhecimento (como uma IES), que conseguem obter escala e capilaridade de utilização (comercial) de conhecimentos via obtenção de um ROI pulverizado em várias iniciativas, algo que empresas de outros setores pouco conseguem fazer.