Você sabe qual é o DNA da sua marca?
“Mostre-me o que postas, e eu te direi quem és”. Essa frase resume muito bem três pontos importantes do marketing digital:
- Sem ter uma definição clara do porquê sua empresa existe, os resultados serão mais difíceis de serem obtidos;
- Sem um norte, nenhuma estratégia funcionará; e
- Sem saber quem é seu público, você correrá o risco de investir tempo e dinheiro tentando atingir as pessoas erradas.
Os três pontos estão interligados, pois é a partir dos seus objetivos como marca que você conseguirá traçar as estratégias – isto é, o caminho – para atingir suas metas. No entanto, para que vá pelo caminho certo, inevitavelmente terá que saber quais pontos atingir, e aqui entra o seu público.
Acontece que tudo isso dará certo somente se você souber qual é a essência da sua marca (para que ela existe e aonde você quer chegar com ela?). Assim, para descobrir a raiz será necessário desvendar o DNA da marca.
Importância de conhecer o DNA da marca
Somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta. Com tanta gente, é normal encontrarmos pessoas parecidas por aí. Mas se podemos ver dois rostos similares, não conseguiremos encontrar dois DNAs exatamente iguais. Isso porque o DNA é nosso traço único.
Com as marcas acontece a mesma coisa: pense em quantas lojas de roupas que existem na sua cidade, no seu bairro ou, se for o caso, na sua rua. A questão é que nenhuma loja é igual porque cada uma tem o seu próprio DNA, que nada mais é do que a essência da identidade como empresa.
Graças ao DNA você consegue entender o que torna uma marca única e o que a difere de seus concorrentes. É também por causa do DNA que seus clientes escolhem comprar algo com você (seja produto ou serviço) e não com outra empresa.
Existe algo que eu falo e que resume bem a importância do DNA da marca: hoje em dia não basta vender, é preciso mostrar para seu público por que ele precisa do seu produto e dizer por que o seu produto vai ajudar. Portanto, o DNA é uma ferramenta para facilitar a criação e a compreensão de uma marca.
Como descobrir o DNA da marca?
Para encontrar o DNA é preciso entender de onde veio a marca (ou a ideia), qual é o seu propósito (Simon Sinek fala sobre isso em seu Golden Circle), quais são os valores que a norteiam, o que a mantém e qual é o objetivo de longo prazo. Por meio de uma metodologia você conseguirá descobrir as características que a tornam única para que consiga, então, criar soluções personalizadas para seu negócio a fim de que atinja todos os seus objetivos.
A metodologia que eu utilizo com meus clientes foi adaptada com base em minha experiência profissional. Cada etapa é bem dinâmica, e para que você possa conhecer um pouco, compartilho os principais passos:
Etapa 1: por que sua marca existe?
- Qual é a história da marca e o que a torna especial?
- Quais são as características do empreendedor (por exemplo, o que gosta de fazer, que tipo de conteúdo interessa etc. Aqui o foco é na criação do mapa da empatia).
- Qual é a missão da marca?
- Qual é a essência?
Etapa 2: o que e para quem?
- Pessoas envolvidas (clientes)
- Como seu negócio pode impactar essas pessoas?
- Mix de produtos e serviços
- Palavras que envolvem o negócio (isso é importante para a identificação do diferencial do negócio, bem como atributos tangíveis e intangíveis)
- Qual será a promessa, a personalidade e o estilo da marca?
- Como deseja que a marca seja vista?
- Criação de bio
Etapa 3: como?
- Objetivos de comunicação por plataforma (ajudo a escrever as metas)
Em seguida, com base nas respostas, começa a parte em que eu faço todo o planejamento. Essa fase inclui definição da plataforma, tipo e formato de conteúdo, editorias de conteúdo e ideias sobre o que o cliente pode comunicar e, se for o caso, como melhorar o que já tem hoje (no caso de empresas ou empreendedores que já têm uma presença digital).
Os pontos que descrevi acima são o que considero principais para a criação do DNA da marca. Você pode utilizá-los como referência para seu negócio ou pode contar com minha ajuda. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato!
E agora, me conta nos comentários: você sabe dizer qual é o DNA sua marca?
Pós-Graduando em Marketing Estratégico de Pessoas| Design Gráfico | Social Media
1 aBom artigo. Acho relativamente complicado definir o DNA da marca porque você precisa conhecer bem a empresa e, às vezes, nem a pessoa responsável entende isso