Você sabe se comunicar com sua equipe?
Leia esse artigo e analise como anda o desempenho dessa habilidade tão importante para a liderança eficaz.
Conduzir uma equipe, estimulando que cada integrante entregue seu melhor em prol de um objetivo único não é tarefa fácil e as falhas nesse processo fazem com que muitos líderes e gestores carreguem nos ombros a sensação de frustração e se responsabilizem pelo insucesso de suas respectivas empresas.
Conduzir equipes pressupõe influenciar pessoas e isto, por sua vez, requer saber se comunicar. As falhas na comunicação no ambiente de trabalho podem gerar vários problemas organizacionais (muitos destes, velhos conhecidos):
1. Funcionários sem iniciativa, que precisam ser cobrados ou fiscalizados o tempo todo para manter um melhor desempenho no trabalho;
2. Intrigas, fofocas e competitividade negativa entre os colegas;
3. Estresse, mau humor e atendimento ruim;
4. Retrabalho, gerando desperdício de tempo e de recursos;
5. Propagação negativa da imagem da empresa, porque os próprios funcionários falam mal de seu local de trabalho;
6. Insegurança generalizada, pois colaboradores temem ser demitidos e empregadores temem perder seus integrantes a qualquer momento;
7. Clima organizacional pesado e carregado de insatisfação.
Quanto mais destes itens mencionados você perceber no seu contexto de trabalho, maior é o indicativo de que a qualidade da comunicação precisa ser aprimorada. Comunicar é diferente de falar. O ato de apenas falar, não convence, não motiva, não desperta criatividade, interesse, prazer ou dedicação. Então, se você pretende se comunicar e evitar uma gama de problemas, aprenda primeiro a ouvir sua equipe. Escute seus liderados e entenda suas reais motivações, frustrações e expectativas. Gere conexão e interesse; só assim você poderá entender as habilidades de cada um e receber deles o interesse de ouvir você; porque comunicar não é o que você fala, mas sim o que as pessoas ouvem em sua mensagem. Quando você COMUNICA, torna-se um líder que potencializa o melhor de sua equipe; ajuda seus liderados a descobrir significado no trabalho que realizam. Liderar não é impor, mas mediar, através da comunicação, os interesses e objetivos da empresa, com os interesses individuais dos trabalhadores.
Simone Rezende, Psicóloga, Palestrante, Idealizadora do Projeto Emoções e Trabalho.
Whats: 66 9 9937 0449