Você sabia que abril é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo?
E O QUE VOCÊ TEM FEITO?
ENTENDA SOBRE O #ABRILAZUL
Você sabia que abril é um mês dedicado à conscientização sobre o autismo? O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi estipulado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um período para destacar a importância de apoiar as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de promover a conscientização, buscando criar uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as pessoas, independentemente de sua neurodiversidade.
O TEA é uma condição neurológica que pode afetar a comunicação, interação social e comportamento, e estima-se que afete 1 em cada 44 pessoas no mundo, de acordo com dados do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA.
PORÉM, ANTES DE FALARMOS ESPECIFICAMENTE SOBRE O AUTISMO, É IMPORTANTE COMPREENDER A NEURODIVERSIDADE COMO UM TODO
Enquanto a sociedade tende a valorizar e esperar um funcionamento cerebral dentro das expectativas culturais predominantes, é importante reconhecer e celebrar a neurodiversidade.
Uma pessoa neurotípica é aquela cujo funcionamento cerebral se enquadra nas normas e expectativas sociais convencionais, ou seja, possui um funcionamento neurocognitivo dentro da média esperada pela sociedade. Porém, existem pessoas que têm um funcionamento cerebral fora dessa norma, as pessoas neurodivergentes. O termo "neurodivergente" abrange uma variedade de condições neurológicas, como o Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia, entre outras.
A neurodiversidade reconhece que todas as formas de funcionamento cerebral são válidas e têm valor intrínseco. Cada pessoa neurodivergente traz consigo uma perspectiva única, habilidades singulares e contribuições significativas para a sociedade.
MAS O AUTISMO É UMA DOENÇA?