Você se considera um indivíduo saudável? Tem certeza?

Você se considera um indivíduo saudável? Tem certeza?

Você tem uma vida realmente saudável? 

Quer dizer, está se alimentando bem, com o peso dentro do esperado, fazendo exercícios regularmente? 

E o seu bolso, como está? 

Talvez você não saiba, mas os especialistas na área de saúde já começam a reconhecer que uma coisa se relaciona com a outra de maneira orgânica. 

Quando falamos de saúde, é necessário entender que essa palavra aborda muito mais do que simplesmente estar em dia com os exames. 

O ser humano é um complexo composto por corpo e mente, e precisa se manter saudável com os três principais pilares da saúde: saúde física, emocional e financeira. 

Mas existe um jeito de alcançar esse equilíbrio? 

Saúde de verdade

Já diziam os romanos: mente sã, corpo são. Talvez pudéssemos também acrescentar as finanças nesse ditado. 

A sua saúde, de maneira mais clara, não se esgota somente na ausência de doenças ou hábitos saudáveis. Ela contempla um espectro amplo de elementos que não podem ser dissociados, contemplando bases físicas e emocionais, juntando com saúde financeira, interligando tudo numa coisa só. 

Essa ideia sendo muito defendida por profissionais da psicologia e da medicina, que vem produzindo pesquisas que comprovam os efeitos que um corpo é capaz de sofrer quando ocorre o desequilíbrio dos três pilares. 

No alt text provided for this image

Duvida? Então considere, por exemplo, o impacto que o estresse tem sobre a ocorrência de doenças como infarto ou AVC. Já faz anos que cientistas descobriram que o estresse elevado aumenta a produção de glóbulos brancos, o que prejudica a circulação de sangue nas artérias. 

Em 2019, uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil, apontou que, para 78% dos entrevistados, a incerteza financeira era a principal causa de ansiedade e preocupação. 

Deu para entender como tudo anda relacionado? 

A compreensão da saúde como um bem estar físico, psíquico, financeiro e social, permite a criação de estratégias como alimentação saudável, prática de atividades físicas, boas relações interpessoais, atividades culturais, planejamento financeiro e previdenciário etc.  

Repensando o seu planejamento de vida

Com base nesse conjunto de informações relevantes, é possível identificar as melhores estratégias para cada pessoa, aumentando as opções e benefícios em relação ao cuidado com a saúde em todas as suas facetas.   

Quando sentimos alguma dor ou apresentamos algum sintoma que pode ser considerado fora do comum, o que fazemos? 

Procuramos um médico.

O mesmo vale para quando estamos acima do peso, com algum problema de imunidade ou deficiência alimentar. 

Em tempos de pandemia, o risco das chamadas comorbidades lembrou para muita gente o custo caro que pode ter não termos uma vida saudável, mesmo antes dos 60 anos. 

Então por que não considerar os outros âmbitos? 

Cuide da sua psique

Trabalhar a sua saúde de maneira integral é ter um cuidado especial não só com seu corpo, mas também com a forma como você está lidando com sua vida emocional. É preciso pensar em como reduzir o estresse, ter mais tempo livre, relaxar mais, curtir as pessoas que amamos e fazer os breaks necessários no trabalho. 

No alt text provided for this image

Quando é a hora de encerrar o expediente? Eu estou trabalhando com o que gosto? Tenho tempo para minha família e amigos? Como posso me planejar melhor para ter um tempo de lazer, um passatempo, um divertimento? Essas são perguntas que devem ser respondidas na hora de pensar na sua saúde de maneira holística. 

Planejamento financeiro 

O mesmo vale para o seu planejamento financeiro. Ele não pode se esgotar na organização das suas contas pessoais e no seu plano de carreira. É preciso pensar para além disso, de maneira integrada com as demais dimensões que compõem a sua saúde.  

A saúde financeira, como já ficou claro, afeta bem mais do que as carteiras. O dinheiro já foi apontado como uma das principais causas de estresse para pessoas em todo o mundo. 

Embora os especialistas financeiros tenham elaborado diretrizes para cada indicador de saúde financeira, a situação difere de indivíduo para indivíduo. 

O que torna uma pessoa financeiramente saudável? A resposta é simples: Possuir economias definidas, limites para gastos, planos de orçamento, elaboração de estratégia, e, principalmente, elaborar um plano de aposentadoria formam os pilares para o ínicio de uma vida financeira saudável.

O caminho para se chegar nesse ponto, nem tanto. Planejamento financeiro adequado significa possuir uma estratégia que abranja todas as necessidades que aquele indivíduo possui, garantindo não somente uma receita conveniente, mas também trabalhando para o bem da manutenção dos três pilares. 

A maneira mais fácil e correta para proteger os investimentos e garantir um futuro próspero, é buscar aconselhamento especializado. Um consultor saberá guiar qual o melhor caminho a ser traçado para assegurar o sucesso posterior. 

Que tal começar realmente a cuidar da sua saúde, em todos os seus aspectos? 

Valdemir Conceição

Valdemir Conceição I Corretor de Imóveis

4 a

Excelente artigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiano Canabarro

  • 4 maneiras de lidar com o risco na sua vida

    4 maneiras de lidar com o risco na sua vida

    Existem muitos entraves psicológicos que podem te fazer não lidar de maneira adequada com riscos na sua vida. Pode ser…

  • E se você soubesse o dia da sua morte?

    E se você soubesse o dia da sua morte?

    Na semana passada, assisti novamente ao filme O Curioso Caso de Benjamin Button. Para quem não conhece, ele conta a…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos