Você se sente perdido com tantas possibilidades?
2024 tem sido o ano em que mais tive oportunidades para desenvolver novas habilidades em áreas diferentes. Minha premissa é: o que eu não sei, eu aprendo — e rápido!
Mas essa não é uma característica peculiar minha; faz parte do perfil comportamental do multipotencial.
Por natureza, somos pessoas curiosas e entusiasmadas pelo novo, gostamos de desafios e experiências inéditas.
Anos atrás, isso era um problema para mim, pois me fazia sentir perdida e confusa, como se fosse errado ter experiências profissionais tão distintas. A sociedade diz que isso é falta de foco, e eu também adquiri essa crença.
A última vez que me senti confusa diante das possibilidades foi em 2020. Estávamos em meio à pandemia de COVID-19, eu saí da minha área de atuação, que era moda, e resolvi migrar para o marketing digital, mas ainda sem saber exatamente o que fazer. Sempre recebi elogios em relação à minha escrita e tive a oportunidade de me tornar colunista em um site. Ao mesmo tempo em que parecia uma boa escolha seguir esse caminho e me tornar escritora, eu também pensava: mas será que é isso o que quero para sempre? A dúvida me deixava com medo de me arrepender no futuro e consequentemente decepcionar as pessoas.
Recomendados pelo LinkedIn
Durante os quatro anos que seguiram a essa fase, pude viver várias experiências diferentes, sem a limitação do “para sempre”, que me amedrontava. A cada ano que passa me sinto mais segura para enfrentar novos desafios, desbravar o desconhecido e descobrir do que sou capaz.
Desde jovem, gosto de experiências desafiadoras. Comecei a falar em público mesmo sendo extremamente tímida; viajei para outro país para fazer intercâmbio e, apesar do medo, andava sozinha pelas cidades (numa época em que nem existia internet móvel); me candidatei a cargos de liderança sem nenhuma experiência e fui eleita.
Eu só não sabia que poderia expandir essa característica pessoal para a minha vida profissional. A culpa e o sentimento de estar fazendo escolhas erradas sempre atrapalhavam minha jornada. Quando eliminei essa crença, as possibilidades deixaram de ser confusas e se transformaram em oportunidades.
A multipotencialidade é a capacidade de atuar em áreas diferentes, mas é preciso se livrar do sentimento de inadequação. Caso contrário, as ações terminarão em frustração.
Se até agora, gostar de muitas coisas tem te atrapalhado, saiba que a raiz do problema está na forma como você enxerga essa questão. Tire o peso que te impede de explorar com confiança novas experiências. Não precisa ser para sempre, mas as habilidades que você desenvolverá certamente te acompanharão ao longo da sua existência.