Você tem coragem de demitir seu cliente?

Você tem coragem de demitir seu cliente?

Recentemente presenciei um caso de um empreendedor com muitas dificuldades de atender as necessidades de seu cliente. No começo dessa relação, as interações funcionavam muito bem. O cliente solicitava os serviços e era atendido no prazo. Mesmo que o serviço não fosse realizado no final de semana, o empreendedor sempre atendia o chamado para não deixar o cliente na mão, já que se tratava de uma loja virtual que funciona 24 horas.

Aos poucos o cliente foi exigindo mais serviços dentro de prazos curtos e com pouco interesse em pagar os adicionais das horas trabalhadas. Muitos erros foram surgindo e, de acordo com o empreendedor, alguns pontos não dependia dele, pois haviam serviços de terceiros que impactavam o desenvolvimento do trabalho. As sugestões para otimizar a loja não foram atendidas e com isso os erros não cessavam, culminando num desgaste da relação.

Diante desse estudo de caso, percebemos que muitos microempreendedores na tentativa de reter o cliente acabam por viver uma relação desgastante na qual ele doa muito do seu tempo para satisfazer um cliente que está sempre insatisfeito. É importante ficar atento em alguns sinais para analisar se vale a pena ou não manter esse cliente.

1) O Cliente toma muito seu tempo.

Tempo é dinheiro e no mundo dos negócios essa frase deve ser levada a sério. Seu cliente toma muito seu tempo, mas será que ele compensa financeiramente? Você precisa de tempo para captar outros clientes para que seu negócio possa fluir. 

2) Falta de Respeito

Respeito é fator primordial para uma relação saudável, seja de qualquer natureza. Entre empreendedor e cliente o respeito deve estar em primeiro lugar. Quando a relação ultrapassa esses limites o resultado pode ser desastroso e praticamente irreversível.

3) O cliente não aceita suas recomendações.

Como trabalhar com alguém que sempre rejeita suas recomendações de melhorias do serviço? Sua reputação pode ficar negativa. Os resultados serão fracos e o cliente irá culpar você por esse resultado, mesmo que ele tenha rejeitado suas sugestões a culpa sempre será sua.

4) Falha na comunicação

A comunicação é o fator de maior importância para a harmonia da relação. Quando empreendedor e cliente se comunicam com fluidez, a relação alcança um nível de excelência. Mas, para a comunicação fluir é necessário que ambas as partes estejam abertos para ouvir com clareza o que o outro tem a dizer. Sentimentos como rancor ou impaciência podem bloquear a comunicação prejudicando a relação entre ambos.

Os sinais descritos acima são os mais básicos que podem estar presentes na rotina do empreendedor. Existem outros sinais que podem denunciar uma relação desgastada, é preciso ficar atento na balança e pesar o custo e benefício de manter ou não tal cliente. Não é fácil, ainda mais em tempo de crise econômica, porém muitas vezes o custo de manter um cliente difícil pode ser mais elevado do que o lucro que o mesmo traz.

E se você já fez de tudo e mesmo assim a relação não consegue ir mais para frente, é hora de parar e analisar as opções desse contrato. Vale a pena continuar? Se sim, ótimo. Seja inovador e busque diversas alternativas para atender as necessidades do seu cliente. Se não, é hora de criar coragem e desligar seu cliente.

E como desligar um cliente sem causar mais prejuízo a sua imagem?

1) Faça uma reunião com o cliente para reincidir o contrato.

2) Seja educado e explique que os serviços que o cliente requer necessita de um profissional muito especializado e que você não atende mais tais especificações.

3) Termine todas as pendências que você tem o cliente. Mesmo que você não aguente mais fazer o trabalho, seja profissional e cumpra com o que você prometeu.

4) Nunca feche as portas. Hoje a relação pode estar desgastada, contudo as pessoas mudam e repensam seus conceitos. Numa outra oportunidade a relação pode amadurecer.

Para um bom relacionamento comercial ambos devem estar em sintonia, porém, como no case citado, o início vai sempre bem e a empresa sempre quer atender o cliente mesmo que isso signifique horas extras ou até mesmo fins de semana mas isso tem seu preço e o cliente precisa valorizar esse empenho. Infelizmente com a concorrência, muitas vezes até desleal, acabamos assumindo mais trabalho que deveríamos, onde sabemos que não será bom para uma parceria contínua e duradoura.

Richard Farias

Diretor executivo na Harpia Outsourcing

7 a

Já rescindi contratos com clientes que não cumpriam o plano de ação. Após algumas reuniões de reagendamento decidi rescindir. Um adendo, documentem tudo, pois se houver algum "ruído na comunicação" apresente as provas. Contra fatos não há ou não deveriam ter argumentos.rsrsrs

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos