Você tem dado?
Brincadeira e trocadilhos à parte a cada dia fica mais claro que dado – informação – é o “novo petróleo”.
Hoje Big Data, Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) e analytics são tendências fortes em todos departamentos dentro das empresas e não dá para negar que há muita expectativa e muita dificuldade sobre “o que fazer com isso”?!
A quantidade enorme de dados geradas pelos clientes em sua interação com as empresas, nos diferentes canais está mudando a maneira de como entendemos, prevemos e melhoramos todas as interações e percepções dos clientes: o tal do customer experience.
Analisar estes dados é fundamental, criando uma interação personalizada entre clientes e empresas, sem a distinção se online ou offline – já que no fundo se trata da mesma bandeira.
Partindo da premissa que clientes “tocam” as organizações em diferentes momentos através de sua jornada – sites, leitura de papers, indicações de amigos, feiras e eventos – como podemos nos preparar para tirar o máximo desta interação?
Algumas provocações:
- Entenda o valor de cada canal: através dos dados fornecidos pelos clientes, defina o valor, para o bem e para o mal, de cada interação. Por exemplo alguém reclamando do seu produto via Twiter pode causar um dano gigantesco!! Como sua empresa está estruturada para responder rapidamente este tipo de demanda?
- Atue de forma direcionada: pare de falar de todos os produtos e de todos os serviços nos diferentes canais da empresa. Crie critérios que “pontuem” cada uma das interações elencando um ranking e segmentando o tipo de comunicação. Já pensou em configurar uma jornada para isso?
Analisar estes dados é fundamental, criando uma interação personalizada entre clientes e empresas, sem a distinção se online ou offline – já que é a mesma bandeira.
- Centralize a criação dos conteúdos em um único lugar: ao invés de diferentes departamentos da organização criarem diferentes formas de interação com os clientes, já pensou em criar um “shared service center” que concentre a gestão do dado?
- Mude o mindset: passe a pensar de forma analítica! Sinta-se responsável pela informação, pela sua qualidade e como usá-las para personalizar a experiência dos clientes.
Inegavelmente existem hoje uma infinidade de dispositivos gerando uma alta quantidade de dados, e o principal desafio tem sido como transformar estes dados em informações estratégicas para a geração de negócios.
Bem, já que você tem dado.... Faça isso para ganhar dinheiro!!! :)
System Analyst at DJCVillarreal
6 aBelo filme: tres homes em conflito (The good, the bad and the ugly)