Você tem medo de quê?
Afinal, Marketing é Marketing em qualquer lugar!
Olá, Caro Leitor
Trago essa news para compartilhar algo muito interessante sobre o marketing: não importa onde você esteja, com quem esteja trabalhando ou qual produto/serviço esteja vendendo. Marketing é Marketing em qualquer lugar. E aí, vamos começar pelo começo?
O Marketing se estruturou durante anos em 4 P’s:
PRAÇA | PRODUTO | PROMOÇÃO | PREÇO
Agora os estudos recentes mostram que já estamos em 8 P’s, incluindo aos quatro anteriores esses quatro novos:
PESSOAS | POSICIONAMENTO | PROCESSOS | PERFORMANCE
Mas hoje eu vou contar uma história bem interessante sobre o porque esse conhecimento pode lhe dar uma paz de espírito gigante.
Fiquei anos trabalhando como autônoma após uma saída de um emprego que eu amava, mas que eu já não podia mais ficar. Ano passado, com 28 anos e algumas terapias depois, resolvi voltar ao mercado de trabalho. Como toda libriana com fé na vida e no mundo, escrevi uma carta sobre o que eu considerava o emprego “perfeito”. Afinal, me desafiar novamente a CLT seria, por si só, um baita ato de coragem.
Peguei o caderno dos desejos que tenho em casa e serve como espaço para orações e pedidos e escrevi que queria um emprego Home Office, em uma empresa mais contemporânea, com gestão Lean (obrigada Suzana), gestão horizontal, benefícios daqueles que todo mundo inveja e mais um bocado de coisas que pra mim eram valorativas. Não demorou muito e eu encontrei o bendito emprego!
Ual, vamos lá, eu pensei.
Recomendados pelo LinkedIn
Me dediquei de corpo e alma ao negócio, estava com sede de trabalho, de entregar grandes projetos, etc. E por ser uma empresa mais moderna, assumi uma carteira de aproximadamente 8 milhões de reais para comandar a operação de marketing. De ponta a ponta do processo quis entrar, estudar, entender, me aprofundar. E assim o fiz. Pra gente quem é do marketing normalmente tá acostumado a não ter money pra trabalhar. Logo, eu pensei “8 Fuck* Milhões de Reais”? No geral, a gente implora por verba. Nesse cenário, eu tinha tanto dinheiro pra gastar que precisava realmente pensar por onde começar. Fiz coisas gigantes. Lançamento de 6 milhões que atingiu 90% de vendas na “abertura do carrinho”, festa no Museu do Olho (MON) para um grupo seleto de pessoas em Curitiba, e mais várias coisas das quais me orgulho profundamente.
Acontece que as empresas mais modernas também tem seus problemas. E, o meu ciclo se encerrou por ali também. Com dor no coração, agradeci, me despedi e segui.
Só que nessa altura do campeonato eu já tinha aberto mão de vários clientes e coisas que fazia enquanto autônoma, e a grana da CLT se tornou, por sua vez, meu sustento.
Então resolvi iniciar a busca por um novo emprego. Pensei “vou procurar na mesma área de atuação, já que agora eu sei muito sobre o estilo de negócio”. Acontece que, em algum momento, a gente abre mão e deixa o universo fazer a parte dele. E o Universo não quis que eu voltasse pro mesmo setor.
Foi aí que um setor no qual eu nunca tinha trabalhado e também não tinha conhecimento, me chamou para assumir uma posição no time.
É inenarrável o medo que bate em nós de experimentarmos coisas novas!
Mas aceitando e passando a trabalhar, entendi que o medo é algo que caminha conosco como um fantasminha do mal, sempre nos assombrando. A Coragem, meus amigos, é vencer esse fantasminha e encarar a empreitada.
"O único negócio permanente é o negócio da mudança." Philip Kotler
De resultado cheguei à conclusão de que, não importa o setor ou o jeito da operação. Marketing é sobre ser criativo, experimentar coisas, entender o que os concorrentes fazem, quem você é na fila do pão e seguir construindo ou reformulando sempre que necessário. Ajusta a rota aqui, mexe ali, bagunça acolá, cria, cria cria.
Bia, mas você vai precisar aprender tudo sobre mais um negócio? Provavelmente! Só que diferente da última vez, eu vou cuidar do aqui e agora, ir com calma, respirar e curtir o processo de aprendizagem. No fim, eu não preciso ser uma Barsa ambulante sobre cada especificidade e particularidade do negócio, isso se constrói aos poucos. E isso não vai me impedir de forma alguma de executar meu trabalho. Pelo contrário, com um olhar amplo e curioso, conseguirei perceber pontos de melhoria e irei trabalhar em cima de cada um deles.
E você? Já foi desafiado a ocupar espaços diferentes do habitual?
Bianca Garmus
SGI | SGQ
3 mMuito bom! É sobre tudo é processo e é preciso passar por ele para atingirmos o melhor resultado, treinarmos muito para sermos perfeitos e/ou quase perfeitos, porque o que leva a perfeição é a repetição, qual fará você atingir seu padrão de qualidade desejado. Não tenha medo, só vá! Encare o processo!
#Administrativo #Planejamento #Responsabilidade Social
3 mAmei...um texto sobre se desafiar e ir atrás do que te faz bm...status, cargos, salários, são passageiros, mas a diferença que vc faz na vida das pessoas e das empresas..isso sim, tem um valor inestimável.