Você tem medo de que a Inteligência Artificial possa afetar a sua profissão ou acabá-la?
No último ano pós pandemia tenho presenciado algumas discussões sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) e o futuro de algumas profissões.
Sabemos, desde o princípio que nada na vida é permanente e que as únicas certezas que temos são: 1) que iremos faltar um dia aqui na terra; 2) que iremos pagar impostos; 3) que muita coisa irá mudar em nossas vidas.
Com esta convicção, consultamos nos livros de história várias revoluções históricas no passado. As principais foram:
a) Revolução Industrial: a introdução de máquinas e sistemas de produção em massa na indústria, que levou a uma transformação nas relações de trabalho e no surgimento da classe trabalhadora.
b) Era Digital: com o avanço da tecnologia da informação e da internet, a forma como as pessoas trabalham e se comunicam mudou significativamente, incluindo o aumento do trabalho remoto e o surgimento de novas profissões relacionadas à tecnologia.
c) Revolução Feminista: a luta das mulheres pelo direito ao voto, à educação e ao trabalho igualitário ao dos homens, que resultou em mudanças significativas na legislação e na forma como as mulheres são tratadas no mercado de trabalho.
d) Globalização: o aumento da interdependência econômica entre países, o que levou à transferência de empregos para outros países e à competição global por trabalho e recursos.
e) Era da Informação: a crescente importância do conhecimento e da informação na economia, o que levou à valorização de profissões que exigem habilidades intelectuais e de comunicação, como consultores, programadores, designers e analistas de dados.
Parte superior do formulário
A próxima Revolução Industrial não se sabe ainda o nome que iremos chamar, mas ela já está em andamento.
E quais as profissões irão acabar?
Muito bem, pergunta é complexa, pois não temos a real certeza de como nossos filhos irão se relacionar com o mercado de trabalho, pois as mudanças que passavam décadas, hoje se transformaram em mudanças muito rápidas, até mesmo em anos.
Não há profissões específicas que possam ser completamente eliminadas pela inteligência artificial (IA). No entanto, existem algumas funções específicas dentro de determinadas profissões que podem ser automatizadas pela IA.
Por exemplo, em trabalhos repetitivos e que envolvem tarefas
rotineiras, como operações de caixa em supermercados, algumas tarefas
contábeis, processamento de dados simples e outras tarefas manuais podem ser
substituídas pela IA. No Poder Judiciário, julgamentos que não envolvem vidas
tais como tributos, cíveis, além de casos trabalhistas podem ter julgamento
Recomendados pelo LinkedIn
direto por máquinas com IA. Qualquer análise que seja repetitiva, poderá ser
substituída.
Mas fiquem calmos, pois mesmo nesses casos, os trabalhadores
humanos são necessários para supervisionar e manter os sistemas de IA, além de
lidar com exceções e situações que exigem habilidades interpessoais ou
criatividade, que ainda não são habilidades comuns para a IA.
A IA pode ajudar a melhorar a eficiência de algumas tarefas
rotineiras e repetitivas, mas ainda é improvável que elimine completamente a
necessidade de trabalho humano em muitas profissões.
Não quero cravar prognósticos aqui, pois nenhum ser humano é capaz de prever exatamente o futuro. Mas as tendências, considerando que a IA poderá substituir atividades rotineiras, onde abaixo indico prováveis. Elas seriam:
Operadores de telemarketing - com o uso de chatbots e assistentes virtuais, muitas empresas estão substituindo os operadores de telemarketing por sistemas automatizados que podem lidar com as perguntas e solicitações dos clientes.
Caixas de supermercado - com a automação de caixas em supermercados, é possível que a necessidade de caixas humanos diminua.
Motoristas de veículos de transporte - com o desenvolvimento de carros autônomos, é possível que a demanda por motoristas de transporte diminua no futuro.
Trabalhadores em fábricas - com o uso de robôs e automação em processos de fabricação, algumas funções que antes eram realizadas por trabalhadores humanos podem ser substituídas.
Analistas de dados - embora a IA possa ajudar a realizar análises mais rápidas e precisas, é improvável que os analistas de dados sejam completamente substituídos. Na verdade, é possível que a demanda por esses profissionais aumente à medida que as empresas buscam extrair insights mais complexos de grandes quantidades de dados.
Com o avanço da inteligência artificial, é provável que algumas profissões sofram mudanças significativas, mas é importante notar que a tecnologia também criará novas oportunidades de trabalho.
É importante lembrar que a IA é uma tecnologia em evolução e que as implicações para o mercado de trabalho ainda são incertas. Muitas profissões exigem habilidades e conhecimentos que a IA não pode substituir, como criatividade, empatia, pensamento crítico e tomada de decisões subjetivas.
Lembrem-se sempre, o melhor caminho para trilhas mudanças é está preparado para elas. Tenham sempre em mente o aperfeiçoamento contínuo e a evolução da criatividade.
Você é você, ser humano dotado de inteligência, criticidade e com uma característica única. Já imaginou em um mundo de 7 bilhões de pessoas, você tem uma biometria diferente de todas elas?
Diretor Executivo com expertise em operações logísticas e gestão empresarial.
1 aExcelente texto KKB.. parabéns meu amigo pelo.swu sucesso!
Tecnológo em Gestão da Produção Industrial pela UNINTER com pós graduação em Engenharia de Suprimentos.
1 aMuito bem lembrado que o mercado sempre mudou e esta é mais uma mudança. Apavora muitas pessoas pela velocidade que acontece e nós sempre tememos a mudança porque é algo que não conhecemos. Até agora tenho usado a IA para substituir as pesquisas na internet, já que a IA já faz isso e manda uma resposta completa para conteúdos objetivos. Também é ajuda a despertar novas ideias com a criação de imagens pela inteligência artificial, então se utilizada para o bem será mais uma mudança que trará muita produtividade.