Você tem sido uma sanguessuga?

Você tem sido uma sanguessuga?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Muitas vezes buscamos construir relações pessoais e profissionais apenas pelo benefício que essa ou aquela pessoa pode nos trazer. Afinal, é quase que natural ao ser humano pensar em seus interesses em primeiro lugar. Agindo dessa forma nos assemelhamos a sanguessugas.

Mas, quantas vezes pensamos em nos aproximarmos de determinado alguém tendo em mente a seguinte pergunta:

"Como eu posso agregar valor na vida dela?"

Essa simples mudança de atitude pode abrir o caminho para um networking de valor. Afinal de contas, para pedirmos uma coisa precisamos ter algo para dar em troca. "É dando que se recebe" (São Francisco de Assis).

Ninguém quer se cercar de sanguessugas. Estes animaizinhos anelídeos da classe Aqueta são conhecidos por se alimentarem do sangue - este considerado em muitas culturas como elemento que contém a energia vital do ser, de outros animais, roubando-lhe a força e a "vida". Pessoas que agem como sanguessuga não sugam nossa energia vital, mas nossos esforços e recursos. Quando estão satisfeitos deixam sua presa da mesma forma como chegaram.

dynamis

Para prosseguir gostaria de invocar aqui a 1ª Lei de Newton: Toda matéria tende a permanecer em um estado de inércia até que uma força externa seja aplicada sobre ela. Sendo assim, pessoas que possuem uma dynamis em si, uma potência capaz de realizar trabalho e modificar situações geram em nós e nos outros um impacto que rompe este estado de inércia. Impacto gera curiosidade, curiosidade leva ao desejo de conhecer melhor o outro, e só é possível conhecer alguém se relacionando com essa pessoa.

Uma boa maneira de causar este impacto é através de pessoas que conhecem pessoas. Damos mais atenção àquilo que nos é apresentado por alguém que confiamos e exerce influência sobre nós (nossos pais, conjugue, um amigo próximo) que por uma informação jogada por qualquer um em nosso colo.

Portanto é importante buscar sempre, em primeiro lugar, servir ao outro da maneira que lhe convir, trabalhar duro para construir em si realidades que agregam ao próximo, ser uma pessoa agradável que não atrapalha ou enche o saco. Seja a pessoa que você mesmo apresentaria para seus círculos sociais importantes. Ou seja: não seja um sanguessuga.

Prof. Nelson Canabarro

Ensino Gestão da Qualidade na UTFPR/PG e auxilio empresas a resolver problemas de produção. Consultor em qualidade e liderança.Auditor Líder ISO9001:2015.

3 a

Excelente João Paulo.

Matheus dos Santos Macedo

Analista II - Exposição e Digital | Grupo Boticário

3 a

Ótimo texto ! 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos