Você é chato ou buscar parceiros?
Hoje descobri este canal de podcast através da postagem de um amigo aqui no linkedim mesmo. Terminei me deparando com este tópico que achei sensacional e muito importante. Principalmente na área comercial, uma das coisas que mais noto muitas vezes é a ansiedade das pessoas por falar, por vomitar uma séria de frases decoradas ou pré-estudadas para impressionar a outra parte e demonstrar (como um pavão) que não tem ninguém melhor para fazer o que fazemos.
Eu já fui assim, porém a vida me ensinou que o ouvir gera oportunidades que o falar muitas vezes ofusca. É importante sim vender o seu peixe, mas você nunca venderá um peixe a um vegetariano ou a um vegano, então antes de ofertar o peixe você precisa saber se o peixe é a dor a ser sanada.
Muitas vezes até vendemos o peixe, mas perdermos a oportunidade de vender também os legumes, os talhes, os pratos, o molho, o acompanhamento! Isso por que ofertamos a solução para uma dor que nosso cliente tinha mas por não ouvir, não identificamos dores adicionais que ele tinha e que nós também temos a expertise para entregar.
É importante você dar um overview sobre a sua empresa, o seu produto mas mais do que isso, entender o momento, a ou as dores do seu possível cliente, só então, em conjunto o plano é traçado e a parceria é estabelecida.
Aprenda a "calar a boca da sua mente", ouça mais, mas ouça de verdade, entenda a fundo o problema do seu cliente e então você terá tudo que precisa para ofertar a melhor solução possível. Isso gera mais do que uma venda, gera uma parceria de longo prazo, uma amizade que renderá muito mais frutos do que uma simples transação comercial.