Você viu no g1?

Você viu no g1?

Olá, bom dia!

Julgamento do marco temporal no STF. Tempo quente no inverno. Lula na ONU. Término de Luísa Sonza e Chico Moedas. E os sertanejos que mostram vida real. 

Por aqui, Sarah Resende, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana. 


Marco temporal

Em vitória para indígenas, o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras. O placar foi de 9 a 2. 

A tese previa que só poderiam ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. 

A Corte ainda deve analisar propostas referentes ao caso.

Entre os pontos a serem definidos, estão a indenização de não indígenas que ocupam atualmente áreas dos povos originários e a compensação aos indígenas quando já não for mais possível conceder a área reivindicada.

➡️ Entenda o que dizia a tese derrubada pelo STF


Fim de inverno (muito) quente 🥵

O inverno acabou seguindo a tendência vista ao longo da semana: muito calor, baixa umidade em alguns locais e termômetros registrando altas temperaturas. A estação começou em 21 de junho e terminou hoje de madrugada, com o início a primavera, às 3h50 (horário de Brasília).

👉 A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. 

🔥Calor e emprego: saiba os direitos de quem trabalha exposto ao sol


Lula na ONU

Vinte anos após a sua primeira participação na abertura da sessão de debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a discursar no evento, que acontece anualmente em Nova York.

Desta vez, Lula disse que o "país está de volta para dar sua devida contribuição ao enfrentamento dos principais desafios globais".

Para entender o que mudou nos discursos presidente ao longo das duas décadas e como o mundo recebeu as novas declarações, o podcast O Assunto ouviu Carlos Milani, professor de relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), sênior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e coordenador do Labmundo e do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas

Na avaliação de Milani, o Brasil pode ocupar, agora, lugar de ponte entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Ouça aqui

➡️Análise: Lula preenche vazio de Bolsonaro e deixa ONU como estadista

➡️Miriam Leitão: 'Discurso forte e sem ruídos'


Luísa Sonza no Mais Você 

"Esse texto não é só sobre mim. É muito mais sobre tudo que eu vi desde criança e o lugar que isso pega em mim. Que não é sobre um ato isolado. É uma história que a gente vê se repetindo muitas vezes com muitas mulheres. [...] Hoje eu te dou um adeus, por mim e por todas nós."

Os trechos acima fazem parte do texto lido por Luísa Sonza ao revelar, emocionada, que terminou o relacionamento com o influenciador Chico Moedas. A cantora falou sobre o fim durante participação no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga.  

Anunciado oficialmente em julho, o namoro inspirou música "Chico", uma bossa nova gravada pela artista. A faixa chegou ao primeiro lugar das plataformas de streaming.

O bafafá sobre o término foi tanto, que sobrou até para os bares do Rio. Dois deles viraram cenário da história: o Bar da Cachaça é citado na música, enquanto o Galeto Sat’s foi apontado como cenário de um possível ato de infidelidade cometido por Chico Moedas. Este último, no entanto, com citação desabonadora: no texto, Luísa diz que foi traída no "banheiro sujo de um bar".

Foi o suficiente para o próprio Sat’s se manifestar em tom bem-humorado e dizer que o local é puro suco de Rio de Janeiro. 

🪙Quem é Chico Moedas, ex de Luisa Sonza


Vida real nas redes sociais

Sem tanquinho, com espinha, perna fina... Uma nova onda nas redes tem feito sertanejos mostrarem a "vida real" e rebaterem críticas. 

Gustavo Mioto, por exemplo, não se esquivou de falar sobre um flagra sem camisa na praia. "A galera viu uma foto minha sem camisa e descobriu que existem pessoas que não tem tanquinho... Doidera! Que dia!", disse ele em uma rede social. 

Já Maraisa, dupla de Maiara, já revelou sofrer de alopecia androgenética, queda de cabelos geneticamente determinada. "Sou carequinha aqui em cima, está vendo, gente?", mostrou a cantora em um vídeo divulgado no Instagram, no qual contou que faz tratamento para a doença. Veja mais relatos aqui

🍾🥴 Os riscos de 'virar a garrafa': especialista fala sobre prática comum em shows sertanejos


também teve isto 👀

 

Gosto de estar atualizada e ficar por dentro das notícias 😃. Obrigada tenham uma ótima semana.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de g1

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos