Você viu no g1?

Você viu no g1?

Novos bombardeios de Israel com centenas de mortos no Líbano elevam o temor de uma guerra generalizada no Oriente Médio. Entre as mais de 700 vítimas, há pelo menos 2 brasileiros. Entenda o que é o Hezbollah, grupo alvo dos ataques, e por que o conflito escalou tão rapidamente.

Colapso do clima: um novo estudo revela que a América do Sul está mais quente, seca e inflamável. No Brasil, um dos impactos é o aumento das queimadas na Amazônia e no Pantanal, embora muitas sejam criminosas.

☕💸: indispensável para muita gente, o cafezinho ficou mais caro nos últimos anos. E os preços devem continuar subindo. O que acontece?

Jejum intermitente, água com limão, suplemento de proteína... O que é verdade e o que é mito na dieta? A equipe do g1 conversou com especialistas para entender o que faz sentido e o que é besteira da internet.  


Bombardeios no Líbano 

Israel intensificou a ofensiva contra o Hezbollah e realizou, na sexta (27), um grande bombardeio em Beirute. O ataque de grande escala na capital do Líbano, em uma área residencial, marca um novo momento no conflito, que escalou rapidamente. Já são mais de 700 mortos, entre eles ao menos dois adolescentes brasileiros. A comunidade brasileira é grande lá, com cerca de 21 mil pessoas. Esta reportagem aqui conta mais sobre a história do Líbano, que tem relações profundas com o Brasil

Para entender: o Hezbollah surgiu na década de 1980, tem influência política no Líbano e, assim como o Hamas, recebe financiamento e armas do Irã. O grupo extremista é uma das forças paramilitares mais bem equipadas do mundo, considerada mais poderosa que o próprio Exército do Líbano, e tem um histórico de desavenças com Israel. A situação piorou depois do massacre cometido pelo Hamas em outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 mortos em território israelense. Aliado do Hamas, o Hezbollah lançou foguetes contra Israel em uma demonstração de apoio ao grupo terrorista. Em resposta, forças israelenses passaram a bombardear estruturas do Hezbollah.

▶️ Veja o mapa do conflito no Oriente Médio

O dia mais sangrento: o Líbano viveu, na segunda (23), o dia mais sangrento desde a guerra entre Israel e Hezbollah em 2006. Quase 500 pessoas morreram nos bombardeios israelenses. Muitos temem que a escalada possa levar a uma guerra total.

E o que é guerra total? Uma guerra total (ou generalizada) é um conflito armado em que as partes envolvidas mobilizam todos os seus recursos militares e civis. Esse tipo de conflito geralmente tem múltiplos fronts e pode incluir o uso de forças terrestres, aéreas e navais, além de operações cibernéticas e de inteligência. Saiba mais.

Dois adolescentes brasileiros morreram nos bombardeios de Israel: Myrna Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15. Leia a reportagem. LEIA TAMBÉM:

▶️Diplomatas brasileiros boicotam discurso de Netanyahu na ONU


Calor e fogo

A América do Sul está ficando mais quente, mais seca e mais inflamável. E a mudança climática é uma das explicações. É o que aponta um estudo publicado na quinta (25) pela respeitada revista científica "Communications earth & environment".

A pesquisa mostra que esse processo está intensificando os períodos de seca e aumentando a temperatura, o que deixa o ambiente mais propício a incêndios florestais. Nas últimas décadas, os dias quentes, secos e com fogo mais que triplicaram na Amazônia e no Pantanal. Veja mais detalhes.

LEIA TAMBÉM: 

▶️O que acontece com o corpo sob temperaturas extremas


Café a R$ 40 o quilo 

Essencial para muita gente, o café está cada vez mais caro. Você já deve ter sentido no bolso, mas sabe por que o preço subiu tanto? A seca (de novo ela) e as altas temperaturas no Brasil afetam as lavouras e diminuem a colheita, o que gera incerteza para produtores e para a indústria. E a má notícia (mais uma) é que o preço deve ficar ainda mais alto. Saiba mais sobre a inflação do café.


Limão emagrece? Jejum funciona?

Água com limão ao acordar, jejum intermitente, comer de três em três horas... Você com certeza já esbarrou nessas dicas para emagrecer. Mas, nem tudo funciona do jeito que falam (e algumas receitas nem sequer funcionam). O g1 conversou com especialistas e preparou um quiz para explicar o que é verdade e o que é besteira nessas técnicas.


Mais lidas da semana

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos