Você viu no g1?
Olá, bom dia!
A explosão em hospital de Gaza. O sumiço de armas do Exército. Seca histórica em Manaus. A propaganda com caju invertido que virou meme. E as "previsões" em programa da Xuxa nos anos 1990 que deram (muito) errado.
Por aqui, Sarah Resende, jornalista do g1, e esses são alguns destaques da semana.
Explosão em hospital na Faixa de Gaza
A explosão no hospital Ahli-Arab, na Cidade de Gaza, na terça-feira (17) chocou o mundo e colocou a guerra entre Hamas e Israel em seu momento mais tenso desde o início dos conflitos.
Centenas de pessoas morreram – em balanço divulgado nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde de Gaza falou de 471 mortos. O Hamas e Israel apresentaram diferentes versões para o episódio. Veja aqui o que diz cada lado.
➡️E ainda... O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou o texto proposto pelo Brasil que previa um corredor humanitário para civis durante a guerra entre Hamas e Israel.
Isso porque... Os Estados Unidos são um dos cinco membros permanentes do colegiado e podem vetar totalmente uma proposta, independentemente do número de votos favoráveis a ela (entenda aqui).
Furto de metralhadoras em SP
Entre as 21 metralhadoras de guerra furtadas do quartel do Exército em Barueri, na Grande São Paulo, há armamentos que podem derrubar aeronaves, perfurar veículos blindados, disparar 600 tiros por minuto e atingir alvos entre 2,5 quilômetros e 6 quilômetros de distância.
O g1 conversou com especialistas em segurança e armas, que explicaram o funcionamento das 13 metralhadoras calibre .50 e das oito metralhadoras calibre 7,62 que despareceram. Veja infográfico aqui.
Desde que o caso veio a público e as buscas começaram, oito armas foram recuperadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (outras 13 ainda estão desaparecidas).
Agora, o Exército investiga se pelo menos três militares do quartel de Barueri participaram do furto e apura se o crime foi cometido a partir do feriado de 7 de setembro.
Segundo o General de Brigada Maurício Vieira Gama, há militares envolvidos no desvio, e todos os processos da organização militar estão sendo revistos. Leia mais sobre a entrevista concedida pelo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.
➡️ OCTAVIO GUEDES: o que São Longuinho tem a ver com as armas do Exército?
Seca histórica em Manaus
Conhecido pelas águas escuras e extensão de quase 1.700 km, o Rio Negro alcançou a marca de 13,59 metros, na pior seca da história em Manaus. As medições hidrológicas foram instaladas em 1902.
Recomendados pelo LinkedIn
Agora, as águas continuam baixando uma média de 13 centímetros por dia. Veja imagens de antes e depois.
A capital do Amazonas também enfrenta uma "onda" de fumaça produzida por queimadas ocorridas na região metropolitana. Na última semana, o ar da cidade foi considerado um dos piores do mundo.
Caju invertido
Uma propaganda com a atriz Grazi Massafera virou piada nas redes sociais por trazer uma versão "invertida" do caju: no vídeo de uma empresa de cosméticos, o caju aparece grudado no galho da árvore pela castanha. Porém, na verdade, o que conecta o fruto à árvore é a "carne" do caju, chamada de pedúnculo (veja vídeo aqui). Além da posição equivocada, é possível notar, pelas folhas, que a árvore usada na filmagem não é um cajueiro.
🤔 🌳 Como é um cajueiro? Apesar de ser popularmente chamado de fruto, o caju é um pseudofruto, um "falso fruto" – o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha. Já a parte da “carne” funciona como uma espécie de haste entre a planta e o seu fruto.
💪Após a repercussão do caso, a empresa de cosméticos fez piada com a gafe: publicou um novo vídeo com o nutricionista e influenciador Rodrigo Góes "desmascarando" a história. No vídeo, Rodrigo diz que o caju é "fake natty", como chama as celebridades que, segundo ele, fazem uso de anabolizantes e esteroides.
🎶Magia Amarela x AmarElo: Duda Beat e Juliette plagiaram Emicida? Entenda a polêmica nas redes
Xiiii, deu errado... 🫣
"Somos muito felizes, a natureza está em ordem, estamos todos bem. Não há guerras. Os seres humanos se conscientizaram da paz."
De que época estamos falando, segundo esta "previsão"? Poderia ser fácil responder "qualquer uma, menos 2023". Mas a história não é bem assim...
🤖 A "previsão" (que deu errado, deu muito errado) foi feita por uma robô cibernética, como a personagem foi apresentada, no "Xuxa Park", programa infantil que foi ao ar nas manhãs de sábado na Globo de 1994 até janeiro de 2001. Um trecho da apresentação viralizou nas redes sociais nesta semana.
E, bem... Desde o início de outubro, Israel e o grupo terrorista Hamas se enfrentam na Faixa de Gaza, num confronto que já deixou milhares de mortos. E sobre a natureza... O mundo vive uma crise climática e, ao que tudo indica, 2023 caminha para ser um dos anos mais quentes da história. Veja vídeo aqui.
também teve isto 👀
HORA DA NOTÍCIA
1 aOlá mim seguir no estragram Roberto da notícia 👇 https://bit.ly/3rZt0Pu