Você X Ambiente.
Aposto com você Viajante que em algum momento da sua vida você também já escutou que somos consequência do meio em que crescemos, que o ambiente molda a pessoa, porem será que isso é realmente uma verdade absoluta ou apenas uma desculpa para aqueles que não querem se responsabilizar pelas suas atitudes?
Será que nunca em lugar nenhum do mundo, em sabe-se lá quantos mil anos de existência da humanidade ninguém nunca quebrou essa regra?
Eu de verdade hoje com 47 anos acredito que ambiente muito pouco vai ditar os rumos da sua vida, mas também já acreditei nessa falácia ,e é por isso que resolvi vir fazer essa reflexão com você, porque se a vida me ensinou algo nesse tempo foi que meus olhos enxergam apenas aquilo que é mais conveniente para mim naquele momento.
E já que falar até periquito tá falando vamos a fatos, vou provar para você que o ambiente não tem poder sobre você, a não ser que você dê esse poder a ele. Machado de Assis, você já deve ter ouvido esse nome em algum lugar.
Um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XIX, era de origem pobre, mulato, gago e sofria de epilepsia, filho de pintor e o que sabe sobre a sua mãe é que era uma açoriana e morreu quando Machado de Assis ainda era uma criança. Seu Pai casou-se novamente com uma lavadeira , que foi para ele uma segunda Mãe. Sem muitos recursos para os cursos regulares Machado de Assis estudou como pode e como deu, mas isso não foi nem de longe fator determinante na vida dele. Aos 15 anos Machado de Assis publicou seu primeiro poema, intitulado “Ela”, no jornal Marmota Fluminense. Ainda em 1856, passou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Machado de Assis ainda aprendeu Francês e foi responsável por uma das primeiras traduções do conto O Corvo, de Edgar Allan Poe.
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) ocupou a cadeira 23. Participou primeiro torneio de xadrez do Brasil e ficou em 3ª lugar. Machado de Assis escreveu nove textos teatrais e foi crítico dessa forma de arte desde os 21 anos. Também trabalhou como jornalista e, no início da juventude, vendeu doces feitos pela madrasta e engraxou sapatos.
E poderia ficar aqui horas e horas colocando todos os feitos de Machado de Assis, entretanto para isso já temos o google é só dar uma busca.
Talvez você nesse momento seu pensamento seja: "Ele foi uma exceção" ou "Eram outros tempos" ou qualquer justificativa que possa dar um pouco de conforto a sua possível falta de ação. Porem talvez isso não passe de uma desculpa muito rápida, para quem ainda não assumir os rumos da própria vida.
Recomendados pelo LinkedIn
Na verdade o que fez de Machado de Assis ser mundialmente reconhecido, não foi a exceção ou época, e sim a sua atitude de não se limitar ao seu ambiente, ele não permitiu que sua cor, sua origem ou a história interferisse no caminho que ele escolheu.
E sim talvez ele não tivesse a intenção consciente de chegar onde chegou, mas quem sou eu para saber da real intenção dele, porém o que podemos afirmar é que ele simplesmente não se viu como vitima, menos favorecido ou exceção.
E como eu sei? Basta ler seus livros, sua biografia conhecer a sua história.
E poderia de verdade citar pelo menos mais 1 dúzia de casos de pessoas que não tinham "condições" e que se tornaram excepcionais.
Se entendermos que as limitações residem apenas em nossa mente, não haveria ninguém, como não há de fato além de nós mesmo, capaz de parar você. Enquanto você continuar servir de plateia para os outros, você nunca será parte do show. A sua vida vai continuar passando e você vai continuar culpando o ambiente, o pai, a mãe, o cachorro, o governo, o papagaio e capaz de culpar inclusive a unha encravada menos chamar a responsabilidade para si, e como eu sei ? Porque eu já fui essa pessoa que culpava até o asfalto da rua, só não assumia a minha autorresponsabilidade, era mais fácil afinal, não existia pressão nem a preocupação de falhar .
Viajante estamos todos no mesmo oceano só que cada um no barco que escolheu. Quer mudar de barco, então pare de escolher o mesmo bote inflável só com a cor diferente.
O Autoconhecimento é o que faz você mudar de barco #BeijosNoCoraçãoeFiquemBem