Voluntariado: não só por uma causa, um modus vivendi
Estamos enfrentando, como sociedade, uma pandemia sem precedência histórica que nos exige constantemente resiliência (nos adaptando às mudanças de hábitos e comportamentos) e solidariedade (buscando cooperação mútua).
Neste contexto, diversos termos do universo do trabalho voluntário tornaram-se mais frequentes nas conversas, notícias e atitudes. Mobilização, sensibilização, conscientização, engajamento, mudança de comportamento são os exemplos mais comuns. E por vivemos um tempo marcado pela velocidade da informação, no qual existe uma pluralidade de conceitos, nem sempre há total compreensão ou interpretação.
Inspirada por pessoas e experiências muito especiais, faço um alerta para não reduzirmos o trabalho voluntário a um único conceito ou agenda. O trabalho voluntário está em todo mundo.
Voluntariado não vê cara, cor, raça, gênero, religião, saldo bancário, tempo de dedicação ou esforço físico. Ele faz parte da rotina, da mudança do olhar para com o outro e com a sociedade.
Durante estes últimos meses, testemunhamos quantos exemplos de pessoas que foram ao mercado para o vizinho que antes não sabia nem o nome? Quantas pessoas não continuam em suas casas para assegurar a vida do irmão, prima, enfermeiro, médico e também, faxineiro ou vigilante?
O ato de voluntariado é maior do que se comprometer a uma agenda ou atividade para colocar no currículo. É uma expressão prática de valores e crenças que cada ser humano tem dentro de si; e reduzir esse modus vivendi a uma ação, recurso, envolvimento físico, tempo, habilidade, conexões, é ter o seu significado distorcido ou não compreendidos totalmente.
Assim, faço um convite a cada um, nesta data de celebração ao Dia Nacional do Voluntariado (28/08), a reconhecer em sua rotina esse modo de conviver e perceber tantas outras infinitas possibilidades de ser. A todos os voluntários de corpo e alma, minha sincera homenagem ao trabalho e posicionamento diário exercido por vocês, pois ele pode ser difícil, desafiador, podendo até impor conflitos. E o real conceito e significado deste trabalho se torna singular e particular a cada um.