Vontade inabalável... de fazer o que precisa ser feito
Se você tem as pessoas certas dentro do barco, elas farão tudo o que estiver ao alcance delas para construir uma empresa que prima pela excelência - sem pensar em quanto vão "ganhar" com isso, simplesmente porque elas não conseguem conceber a ideia de investir em nada menor do que isso. Seu código genético e moral exige a excelência pela excelência - e tentar mudar isso com um pacote de compensações seria o mesmo que tentar determinar se as pessoas podem ou não respirar.
As empresas "feitas para vencer" compreendem uma verdade muito simples: as pessoas certas vão fazer as coisas certas e gerar os melhores resultados que forem capazes, independentemente do sistema de incentivos.
Sim, as compensações e os incentivos são importantes, mas por motivos muito diferentes quando se trata de empresas "feitas para vencer". O objetivo de um sistema de compensações não deve ser de conseguir os comportamentos certos das pessoas erradas, mas sim de colocar as pessoas certas no barco em primeiro lugar e mantê-las nele.
Trecho extraído do livro "Empresas feitas para vencer" de Jim Collins.