VTEX DAY 2023: Parar não é uma opção!
Por Jairo Soares , CEO e fundador da Advice .
No segundo dia do VTEX DAY 2023 (que aconteceu em 5 e 6 de junho, início da semana passada), não pude deixar de pensar em mudanças. Elas têm ocorrido de modo acelerado em todos os âmbitos da sociedade, e grande parte desse movimento deve-se à evolução tecnológica. Nos negócios, isso é cada vez mais evidente.
Um forte exemplo é a tendência de adoção de ferramentas munidas de inteligência artificial generativa nas organizações. Zia Daniell Wigder , Chief Content Officer da Insider Intelligence , destacou durante painel que 80% das marcas nos Estados Unidos já experimentaram recursos do tipo em suas ações de marketing ou projetam incorporá-los em suas estratégias de longo prazo.
Aliás, Ben Ellencweig , líder da QuantumBlack, AI by McKinsey (braço de consultoria em inteligência artificial da McKinsey & Company ), indicou que 50% dos profissionais do quadro da empresa de consultoria global utilizam ChatGPT e tecnologias semelhantes com expressa autorização. Estamos falando de mais de 30 mil pessoas, espalhadas por 67 países. Das vantagens que justificam a adesão, ele destaca:
A gigante não está sozinha: de acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner , a ascensão dos modelos avançados de linguagem estimulou 45% das lideranças executivas a aumentar investimentos em inteligência artificial (IA). O levantamento, que incluiu mais de 2.500 entrevistas, destaca a influência significativa do ChatGPT na adoção de IA nas organizações.
“A revolução da inteligência artificial, especialmente generativa, vai mudar completamente o mundo como conhecemos”, defende Takenaka Heizo, professor emérito da Keio University. Vai mudar de novo.
Primeiro passo
Há um bom tempo bato na tecla de que abraçar mudanças é o primeiro passo para a sobrevivência dos negócios. Nesse sentido, é interessante pensar em investimentos em soluções que impulsionem atividades relacionadas ao uso de IA (como em dados preparados para modelos de machine learning).
Afinal, inteligências artificiais generativas são data-driven, e suas capacidades dependem diretamente da qualidade daquilo com que são alimentadas. Quando os dados são válidos, precisos, completos, consistentes e uniformes, as novas ferramentas demonstram todo seu potencial.
Recomendados pelo LinkedIn
Não se pode esquecer de outras frentes, como no fortalecimento de uma cultura que incentive profissionais a encararem recursos de automação como aliados de suas tarefas e no estabelecimento de governanças para a limitação de riscos eventuais.
Por que é que trago essas considerações? Alguns pesquisadores esperam que o investimento geral em IA chegue a US$ 500 bilhões até o final da década. A empresa de capital de risco Sequoia Capital , por exemplo, afirmou que a IA generativa sozinha tem o potencial de gerar trilhões de dólares em valor econômico.
E mais: embora a IA generativa represente atualmente apenas cerca de 1% dos dados baseados em IA produzidos, espera-se que chegue a 10% até 2025, de acordo com o Gartner. Indo além, Nina Schick , uma líder de pensamento em IA, disse ao Yahoo Finance que 90% do conteúdo online poderia ser gerado por IA até 2025.
Este é apenas um exemplo de uma mudança. Há incontáveis outras acontecendo todos os dias. Por isso, parar não é uma opção.
O que fazer a partir de agora?
O que fazemos sempre: dedicar tempo e esforço para acompanhar os avanços mais recentes e a evolução com a cabeça fria e a confiança promovida por operações altamente eficientes e dados – o que vale, inclusive, para as operações físicas. Estamos na era figital.
O consultor, conselheiro, autor e palestrante Alberto Serrentino , em sua participação no VTEX DAY 2023, explicou que a loja do futuro tem cada vez menos relação com um ponto final na jornada do consumidor.
Nesse momento de mercado, lojas se tornam verdadeiros hubs de aquisição e engajamento de clientes, logísticos, de serviços e omnicanais impulsionados por dados. Desde aspectos como jornadas personalizadas e redução de atritos até controle de estoque, pontos de retirada de produtos, ofertas associadas ao core de atuação e presença digital são beneficiados por essa nova perspectiva.
Por fim, eventos como o VTEX DAY provam quão potente é a união de quem está liderando a transformação do varejo e do digital. Dentre outros motivos, talvez seja essa uma das razões pelas quais podemos contar com tecnologias de ponta e conquistar altos resultados em tempo recorde.
Façamos acontecer.