VTEX DAY 2023: Parar não é uma opção!
(Fonte: Advice/Reprodução)

VTEX DAY 2023: Parar não é uma opção!

Por Jairo Soares , CEO e fundador da Advice .

No segundo dia do VTEX DAY 2023 (que aconteceu em 5 e 6 de junho, início da semana passada), não pude deixar de pensar em mudanças. Elas têm ocorrido de modo acelerado em todos os âmbitos da sociedade, e grande parte desse movimento deve-se à evolução tecnológica. Nos negócios, isso é cada vez mais evidente.

Um forte exemplo é a tendência de adoção de ferramentas munidas de inteligência artificial generativa nas organizações. Zia Daniell Wigder , Chief Content Officer da Insider Intelligence , destacou durante painel que 80% das marcas nos Estados Unidos já experimentaram recursos do tipo em suas ações de marketing ou projetam incorporá-los em suas estratégias de longo prazo.

Aliás, Ben Ellencweig , líder da QuantumBlack, AI by McKinsey (braço de consultoria em inteligência artificial da McKinsey & Company ), indicou que 50% dos profissionais do quadro da empresa de consultoria global utilizam ChatGPT e tecnologias semelhantes com expressa autorização. Estamos falando de mais de 30 mil pessoas, espalhadas por 67 países. Das vantagens que justificam a adesão, ele destaca:

  • ganho de produtividade de 35 a 55% nas ações de desenvolvedores;
  • ofertas de interações com clientes mais personalizadas;
  • otimização dos processos de geração de conteúdo;
  • refinamento de segmentos de público e marketing direcionado;
  • combinações facilitadas inéditas de diferentes pontos de dados e serviços.

A gigante não está sozinha: de acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner , a ascensão dos modelos avançados de linguagem estimulou 45% das lideranças executivas a aumentar investimentos em inteligência artificial (IA). O levantamento, que incluiu mais de 2.500 entrevistas, destaca a influência significativa do ChatGPT na adoção de IA nas organizações.

“A revolução da inteligência artificial, especialmente generativa, vai mudar completamente o mundo como conhecemos”, defende Takenaka Heizo, professor emérito da Keio University. Vai mudar de novo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Zia Daniell Wigder, Chief Content Officer da Insider Intelligence, no VTEX DAY 2023. (Fonte: Advice/Reprodução)

Primeiro passo

Há um bom tempo bato na tecla de que abraçar mudanças é o primeiro passo para a sobrevivência dos negócios. Nesse sentido, é interessante pensar em investimentos em soluções que impulsionem atividades relacionadas ao uso de IA (como em dados preparados para modelos de machine learning).

Afinal, inteligências artificiais generativas são data-driven, e suas capacidades dependem diretamente da qualidade daquilo com que são alimentadas. Quando os dados são válidos, precisos, completos, consistentes e uniformes, as novas ferramentas demonstram todo seu potencial.

Não se pode esquecer de outras frentes, como no fortalecimento de uma cultura que incentive profissionais a encararem recursos de automação como aliados de suas tarefas e no estabelecimento de governanças para a limitação de riscos eventuais.

Por que é que trago essas considerações? Alguns pesquisadores esperam que o investimento geral em IA chegue a US$ 500 bilhões até o final da década. A empresa de capital de risco Sequoia Capital , por exemplo, afirmou que a IA generativa sozinha tem o potencial de gerar trilhões de dólares em valor econômico.

E mais: embora a IA generativa represente atualmente apenas cerca de 1% dos dados baseados em IA produzidos, espera-se que chegue a 10% até 2025, de acordo com o Gartner. Indo além, Nina Schick , uma líder de pensamento em IA, disse ao Yahoo Finance que 90% do conteúdo online poderia ser gerado por IA até 2025.

Este é apenas um exemplo de uma mudança. Há incontáveis outras acontecendo todos os dias. Por isso, parar não é uma opção.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Alberto Serrentino, consultor, conselheiro, autor e palestrante. (Fonte: Advice/Reproução)

O que fazer a partir de agora?

O que fazemos sempre: dedicar tempo e esforço para acompanhar os avanços mais recentes e a evolução com a cabeça fria e a confiança promovida por operações altamente eficientes e dados – o que vale, inclusive, para as operações físicas. Estamos na era figital.

O consultor, conselheiro, autor e palestrante Alberto Serrentino , em sua participação no VTEX DAY 2023, explicou que a loja do futuro tem cada vez menos relação com um ponto final na jornada do consumidor.

Nesse momento de mercado, lojas se tornam verdadeiros hubs de aquisição e engajamento de clientes, logísticos, de serviços e omnicanais impulsionados por dados. Desde aspectos como jornadas personalizadas e redução de atritos até controle de estoque, pontos de retirada de produtos, ofertas associadas ao core de atuação e presença digital são beneficiados por essa nova perspectiva.

Por fim, eventos como o VTEX DAY provam quão potente é a união de quem está liderando a transformação do varejo e do digital. Dentre outros motivos, talvez seja essa uma das razões pelas quais podemos contar com tecnologias de ponta e conquistar altos resultados em tempo recorde.

Façamos acontecer.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Advice

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos