No Waste Challenge - Fnac
Ainda a meio do ano passado, a FNAC Portugal lançou um desafio artístico ao Bode Expiatório: criar uma arte-instalação!
A ideia inicial era celebrar o aniversário do espaço em Alverca decorando uma parede branca existente no local, com recurso a pinturas realizadas pelos colaboradores.
Foi então que o Bode deu asas (ou será patas?!) à sua imaginação, e criou o “No Waste Challenge”, que consistiu em criar uma instalação artística chamada Grande Árvore FNAC, que seria composta por materiais reciclados e de desperdício, em que os colaboradores seriam convidados a participar na criação da folhagem e acessórios, que definissem o sentimento de pertença à FNAC. Esta dinâmica trabalharia a cooperação, coesão entre equipas, gestão de tempo e organização.
Durante 2 dias, recorrendo à rotação de grupos, para que todos conseguissem participar sem afetar a produção e as suas tarefas, os participantes foram chegando em grupos à sala preparada para o efeito, alguns cheios de questões sobre o que os esperava, outros já de mangas arregaçadas por terem ouvido o testemunho de outros que por lá tinham passado. Nessa sala tinham à sua disposição o material (invólucros de rolos de máquina fotográfica, caixotes de papelão usados, cartões de plástico, entre outros).
Recomendados pelo LinkedIn
Terminadas as criações que viriam a adornar a árvore, foi a vez de dois artistas plásticos se juntarem para as montagens finais da grande Árvore até meio de Fevereiro, altura em que se deu a inauguração da Obra!
O resultado final foi então uma árvore que “nasce” na entrada do espaço, que vai subindo e aparecendo em diferentes pontos do edifício, dando a sensação de que a árvore se está a tele-transportar por portais, ornamentada pelas criações dos participantes e desta forma cada colaborador contribuiu para a criação da instalação deixando sua marca no espaço.” :)