Web Summit Rio: os destaques nos espaços das marcas
Separamos algumas ideias do evento de inovação para inspirar a próxima ativação da sua empresa
O Web Summit Rio é um epicentro de inovação, onde marcas se destacaram não apenas pela sua presença, mas pela forma criativa e estratégica com que utilizaram seus espaços. Desde pequenos corners transformados em estúdios de transmissão até experiências imersivas tecnológicas, o evento proporcionou um terreno fértil para a convergência entre conteúdo, entretenimento e interatividade.
Destacamos aqui o que rolou de mais legal por lá e contamos porque sua marca deve pensar em incorporar alguns elementos em seus próximos eventos.
Conteúdo, conteúdo, conteúdo
Muitas marcas participantes do evento aproveitaram seus espaços para a criação e a transmissão de conteúdo. De pequenos corners com backdrop, uma câmera e iluminação simples a verdadeiros auditórios com plateia e equipamento digno de estúdio de TV, os estandes se tornaram cenários para palestras, bate-papos e entrevistas, transmitidas online para o público que não pode estar presente. Também vimos cabines de podcasts com conversas animadas rolando.
Por que levar isso para seu evento?
Aproveitar experiências presenciais para potencializar o alcance e o impacto de uma ação é também uma forma de otimizar custos. Além de permitir que mais pessoas participem à distância, em ocasiões como essa surgem oportunidades de trazer convidados especiais presentes no evento, que podem ser especialistas, celebridades ou mesmo participantes, para agregarem seus pontos de vista ao conteúdo produzido pela marca.
Ter um espaço especialmente pensado para isso deixa a produção mais fácil, a qualidade melhor e o processo mais divertido.
Cenografia para experiências divertidas
Em um evento de inovação, com grande foco em assuntos considerados sérios, como tecnologia, negócios e marketing, alguns (poucos) expositores se destacaram pela abordagem divertida, quebrando expectativas. Em vez de um espaço quadrado, como a maioria, pudemos ver um grande ônibus amarelo em um dos pavilhões, que foi cenário para festas com drag queens.
Por que levar isso para seu evento?
Girls (e boys e todo mundo) just wanna have fun. Por isso, mesmo em eventos de negócios, quebrar o gelo com uma abordagem lúdica ajuda a criar conexão com as pessoas e, mesmo quando o assunto é sério, pode facilitar o aprendizado e a assimilação de informações. Algumas marcas têm posicionamento mais sisudo e formal, mas tentar buscar seu lado descontraído pode surpreender e conquistar.
Recomendados pelo LinkedIn
Influencers e celebridades
Os momentos em que influencers e celebridades, como Boca Rosa, passaram pelos espaços e palcos do Web Summit Rio foram quando eles ficaram mais cheios (até mais do que palestras com fundadores de empresas super inovadoras).
Por que levar isso para seu evento?
Grandes nomes chamam a atenção, muitas vezes mais do que o assunto a ser abordado. Porém, isso não significa que o conteúdo precisa ser superficial ou aleatório. Tem muita gente bacana com boas histórias para contar e conhecimento para compartilhar. Busque alguém que tenha conexão com a mensagem que você quer transmitir a aposte no nome conhecido para atrair o público.
Tecnologia e interatividade
Diversos estandes apostaram em telas, mas na maior parte deles elas se limitaram a parte da cenografia, para transmissão de conteúdos prontos ou para navegação touch simples. Grandes formatos com imagens impactantes e um espaço com um cubo de telas de Led transparente chamaram a atenção.
A maior parte dos espaços optou pelo “back to basics”, apostando na interação entre as pessoas, com muitos lounges cheios de pufes, em vez de recursos tecnológicos.
Entre as ativações que abraçaram a tecnologia, uma ativação uma experiência imersiva que capturava sinais vitais e neurais por meio de sensores e criava um vídeo abstrato, com glitch formando ondas cheias de cores atraiu visitantes ao espaço de um banco.
Por que levar isso para seu evento?
Estímulos visuais são grandes atrativos, mas por que não explorar também outras sensações, por meio de recursos tecnológicos, para criar experiências marcantes para o público? Além de se tornar memorável, esse tipo de experiência pode ajudar a transmitir ideias e conceitos de forma instigante. Traga as pessoas para dentro da marca com ativações participativas e colaborativas para que elas possam sentir que fazem parte.
As telas em grandes formatos, além de chamarem a atenção, dão flexibilidade e dinamismo à cenografia.
Beleza importa
Por fim, uma dica que veio dos palcos: "a beleza é o que nos faz nos importar e até mesmo uma empresa de mecânica pode ser bonita”, disse Leland Maschmeyer, co-founder e CEO da Collins.
Atenção aos detalhes faz diferença e recursos simples utilizados de forma criativa podem causar grandes efeitos. As ideias apresentadas no 3D, se não forem muito bem aplicadas por uma equipe de produção criativa, que reproduza o projeto com fidelidade, podem ter resultados decepcionantes.
E-LIKE/ Product Manager Major in Transparent LED Screen with 12 Years Experience
7 mMuito legal!!!