Web3 - O que muda na publicidade

Web3 - O que muda na publicidade


Antes de falarmos sobre o futuro precisamos conversar sobre o passado.

Na web1 (1990 - 2000) somente 1 lado falava, era mais como uma conversa unilateral. Pense em revistas e portais na internet. Ou pessoas buscando por conteúdo.

Na web2 (2000 - 2020) as conversas surgem, não são mais apenas 1 parte publicando conteúdo, mas sim, um diálogo multi-direcional. Nessa fase há o surgimento das redes sociais, o conteúdo instantâneo e personalizável. A explosão de servidores cloud e os smartphones como personagens principais na internet. Porém a web2 também é centralizada e algumas empresas detém essa informação. O vai e vem dos dados. E são elas que monetizam com isso, principalmente através da publicidade.

Já na web3 (2020 <) a principal característica é a descentralização e democratização. Isso acontece principalmente em 3 camadas:

  1. governança (DAOs)
  2. finanças (crypto)
  3. dados (blockchain)

A web3 estimula incentivos para as pessoas que participam e suportam a ideia de desenvolver a comunidade. E dá poder a comunidade que realmente possui e governa algo. Diferente da rede social, em que o usuário participa e tem a sensação de dono, mas não tem poder de decisão. As redes sociais, parecem publicas, mas são controladas por empresas.

E nesse conceito, a web3 está mais para parques e praças controladas pela comunidade

O que move a mudança:

Estamos no início desse novo conceito, ainda experimentando o que irá surgir e se manter. Podemos entender que existem 2 momentos principais de uma nova tecnologia. A ordem A e a ordem B.

  1. Ordem A — implementação da tecnologia e inovação. Ainda abrindo caminhos, com erros e correções.
  2. Ordem B — Após anos, a tecnologia cria um ecossistema ao redor dela com novas inovações e implementações.

Exemplo 1: Carros em 1915 foram inventados >>>> Em 1950 uma indústria de transporte se desenvolveu ao redor >>> em 2010 Uber

Exemplo 2:Internet em 1990 → Social media em 2000 → Cripto em 2010

Este exemplo mostra como algo surge de algo e vai sendo aprimorado. A ideia de blockchain e cripto jamais funcionaria sem uma comunidade através da rede social.

E os próximos fatores

Quais são os próximos fatores de 2ª ordem a partir do que temos hoje?

Numa nova era, de web3, onde há a descentralização, com decisões democráticas e em comunidade, talvez o modelo transacional ganhe mais força. Onde se paga pelo que a comunidade produz.

  1. Pessoas detém conteúdo, ideias, produtos.
  2. Pode decidir com o que se conectar.
  3. Existe uma adoção brutal de acesso rápido a internet a caminho.
  4. O conceito de consumo local atrelado a consciência de boas escolhas.

A união dos novos conceitos de ‘blockchain’, cripto, inteligência artificial serão unidos no período de pós-provação. E a partir daí, irão proporcionar um ambiente maior de liberdade e democratização.

Quer saber mais?

No dia 08/06/22 a partir das 11:00 acontecerá o Digital Day, onde vou dar exemplos de como as marcas vem experimentando a web3. O evento é online e gratuito, para participar, é só se cadastrar nesse link

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Werner

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos