WebSummit 2022 - Take aways

WebSummit 2022 - Take aways

Fim de evento e sigo mais um ano agradecida pela oportunidade de estar em Lisboa e poder experienciar inovação. Me senti mais crítica e exigente, sentimento refletido no conteúdo deste texto que traz uma mistura de euforia e frustração, mas tudo é aprendizado e evolução. E para começar trago os keypoints que na minha opinião mais impactaram e desenvolvo nas linhas abaixo pra você selecionar o que te interessa:

  • O excesso de palco para os patrocinadores do evento
  • Sustentabilidade, não como tema durante o evento, mas a falta dele no evento.
  • Tecnologia demais, entendimento de menos.
  • As conexões exponenciais e o aprendizado
  • As 70.000 pessoas bem organizadas

Os 3 principais trends do evento:

  1. Descentralização
  2. Criptos e remuneração
  3. Criadores de conteúdo com produtos milionários

O excesso de palco para os patrocinadores do evento: me incomodou bastante, são dezenas e por mais que sejam necessários para o evento acontecer é preciso encontrar o equilíbrio em tudo isso. Claro que eles sempre trazem uma mensagem de inovação uma vez que os parceiros são tecnológicos e oferecem serviços necessários mas direcionar discursos sem abrir espaço para contraponto pode ser perigoso e só contribui para o Techlash e isso não é construção de um ambiente saudável e diverso.

Sustentabilidade do evento: Quem me acompanhou nos stories do Instagram sabe que eu bati muito neste ponto da sustentabilidade. Realmente fiquei incomodada com a quantidade de pessoas e o impacto que isso gera no meio ambiente. Foram tantos painéis sobre sustentabilidade e descarbonização mas o evento mesmo não se pronunciou quanto a neutralização mesmo sabendo o impacto que gera, criando um discurso contraditório.

Evento de inovação deveria no mínimo ser carbono negativo pra dar exemplo, ter limite de tickets para gerar menos impacto e isso sim seria algo inovador.

Tecnologia demais, entendimento de menos:  Foram muitos palcos falando sobre web 3.0 e tudo que essa nova tecnologia irá impactar na transformação do mundo com novos modelos de negócio. Isso é um tema importante e de fato nunca vi tanta energia gasta num único tema durante um evento como foi aqui no websummit com a web 3.0.

Foi muita conversa, mas fiquei na dúvida sobre o quanto tudo isso foi entendido e absorvido. É uma coisa muito tecnológica e por isso complexa de entender, principalmente quando você está sentado numa cadeira falando, sem usar PPT ou qualquer recurso de vídeo pra explicar conceitos complexos. Minha impressão é que muito pouco foi entendido.

As conexões exponenciais e o aprendizado: foram pontos super positivos no evento. Muita oportunidade de network, de gerar novas conexões e aprendizado. O evento proporciona isso e o aplicativo também funciona muito bem para a comunicação entre os participantes. É um evento que comprovadamente gera muitas oportunidades de negócio.

As 70.000 pessoas bem organizadas: Confesso que estava com medo do perrengue de filas e esmagamento na transição entre os pavilhões, mas a organização nesse quesito deu um show, fez a lição de casa e a fluidez aconteceu. Distribuição correta de alimentação, balanceamento de pontos de interesse, fluxo bem desenhado e o resultado foi uma experiencia em 2023 melhor em 2022 mesmo com mais gente.

Agora vamos ao conteúdo e o que de fato foi relevante pra mim durante o evento. Os três temas abaixo derivam de web3, vou apenas cascatear com os top 3 temas mais impactantes com a chegada da nova tech.

Descentralização

Fiquei feliz em ver que soluções já estão sendo desenvolvidas já com conceito de descentralização. No palco, mais de um fundador apresentou sua ideia mesmo que ainda embrionária mas com uma pegada bem disruptiva.

Gosto muito do tema descentralização de dados, o mundo vai ser um lugar melhor se a gente conseguir de fato ser dono das nossas informações. Falando de dados, poderiam ser vários exemplos, mas vamos trazer o case mais simples de entender seu impacto: Pense no criador de conteúdo por exemplo, que durante anos trabalha diariamente para construir sua comunidade, baita esforço para conquistar milhares de seguidores, mas quão seguro ou frágil é esse sistema? Claro que não é bom ficar sujeito as decisões de uma empresa que a qualquer momento pode sem avisar excluir sua conta e lá se vão anos de trabalho.

As soluções de descentralização apresentadas permitem que você leve sua comunidade com você, ou seja, migrar de rede social e levar os seguidores junto. Como? Ai é vem outro pacote de soluções que precisam ser construídas, mas o fato é que o que esta sendo desenhado hoje irá tornar esse futuro possível, aquele onde não apenas uma única empresa seja dona dos seus dados, mas que esse seja um modelo descentralizado de posse.

Criptos e remuneração

Mais uma inovação derivada da web 3, is everything about money! A maior característica da nova internet é o poder transacional. Com o uso das redes blockchain garantindo a segurança dos pagamentos a pergunta do século será: Porque ainda usar intermediários mais caros como operadoras de cartão de crédito e adquirentes como validadores de pagamento? Bora usar blockchain pra transacionar pagamentos e ao invés de deixar 5 reais por transação financeira na mão dos players bancários - pagar 0,0001 centavo de dólar pra rede blockchain. A cabeça das fintechs está em mindblowing com esta informação e a quantidade de ideias para microserviços oferecidos está explodindo! Cases: Remuneração de lead, remuneração de email marketing, etc…

Criadores de conteúdo criando produtos milionários

Produtos nascendo nas comunidades. Antigamente os produtos nasciam dentro do escritório em salas de design thinking, mas hoje eles nascem dentro das comunidades invertendo o fluxo da inovação. Ao invés de Produto > Trust a ordem é Trust > Produto. E isso está virando um mercado milionário para os criadores de conteúdo que estão impactando o mercado de grandes marcas.

Vou parar aqui pra não ficar muito longo porque sou uma pessoa empolgada e amo um festival de inovação! Aliás quando é mesmo o próximo? ;)


#websummit #inovacao #transformacaodigital

Andrea Mazza Cambiaghi

Marketing I Strategy I Branding I Communication I Digital I Innovation

2 a

Muito bom o texto, estive lá também e concordo com vários deles. Só uma coisa positiva no tema sustentabilidade que me chamou a atenção foi a facilidade de encher água cada um com sua garrafinha,evitando assim muitos e muitos plásticos.

Vanessa Farias Salles

Superintendente de DHO Livelo Brasil

2 a

Adorei o resumo, insights e reflexões. Parabéns!

Cinthia M Almeida

Founder | Marketing Pessoal | Marca Pessoal | Gerenciamento de Carreira | Palestrante | Mentora LinkedIn | Presença Executiva | Mentora em Comunidades Femininas

2 a

Excelentes observações com seu olhar clínico! Muito obrigada. Vou adorar saber mais sobre o último ponto abordado de Trust > Produtos. Se puder trazer em um próximo artigo, vou adorar! Parabéns!

Andrea De Souza

Sr. Leader | Innovation | Supply Chain | Logistics | Customer Experience | Agile Transformation & VMO - ex Amazon

2 a

Obrigada Mônica! Insights maravilhosos 🤩

Flavia Vargas

Estrategista de Conteúdo | Jornalista | Consultora | Professora | Mentora

2 a

Adorei os destaques! Obrigada por compartilhar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Monica Magalhaes

  • WebSummit - The Survival Guide por Monica Magalhaes

    WebSummit - The Survival Guide por Monica Magalhaes

    Falta uma semana pro melhor evento de inovação ano! Esse é meu quarto ano de WebSummit e pra mim o kickoff do conteúdo…

    10 comentários
  • Aceleração digital pós corona? sim! Mas qual o tamanho?

    Aceleração digital pós corona? sim! Mas qual o tamanho?

    Temos visto que um dos pontos positivos da pandemia é o impacto na aceleração da transformação digital, mas o que na…

    4 comentários
  • Se quiser vencer uma guerra, conheça o seu inimigo.

    Se quiser vencer uma guerra, conheça o seu inimigo.

    Se quiser vencer uma guerra, conheça o seu inimigo. Essa teoria se aplica aos militares, se aplicou às guerras no…

  • Os novos bilionários

    Os novos bilionários

    5 perguntas para ajudá-lo a encontrar o seu propósito Como diria Mark Twain, “os dois grandes dias na vida de uma…

  • Libertando o poder criativo

    Libertando o poder criativo

    O poder criativo na inovação Ken Robinson escreveu em 2011 o livro "Libertando o poder criativo", um livro incrível que…

  • Techlash — o movimento das Big Techs

    Techlash — o movimento das Big Techs

    Esse texto não é sobre as big techs Apple, Facebook, Amazon e Google entre outras. Mas sim sobre o comportamento e o…

  • 5 motivos para ensinar sua filha a programar

    5 motivos para ensinar sua filha a programar

    Este ano eu comecei a ensinar conceitos de programação para minha filha de 8 anos. Primeiro li sobre as várias teorias…

    2 comentários
  • Google Project Aristotle

    Google Project Aristotle

    "O todo é maior do que a soma de suas partes" No ano de 2012, a Google iniciou um projeto milionário e nomeou de…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos