WELCOME TO AMERICA

WELCOME TO AMERICA

Recentemente tive uma experiência profissional muito interessante que foi a inserção de uma empresa de Pequeno Médio Porte no mercado Americano.

Ao longo do tempo acompanhei alguns projetos de startup em diversos países, sempre como suporte, em ações especificas a exemplo da financeira.

Este projeto em questão, participei de sua concepção, estruturação e a implantação. Com um resultado no primeiro semestre de atividade de 15 toneladas exportadas.

No decorrer do projeto, identificamos alguns jargões que até então não tínhamos conhecimento: “MERCADO DA SAUDADES” e “WELCOME TO AMERICA”, sendo o primeiro mais conhecido no segmento alimentício. Ambos são ambíguos em sua essência, me farei compreender a seguir.

Após a implantação legal da operação, criação da empresa, aporte de capital, registro FDA nos deparamos com a expressão “MERCADO DA SAUDADES”. Que são os expatriados Brasileiros que sentem falta da culinária de nossa AMADA TERRA, existe uma ternura quando usada. Representa a dificuldade e a demanda de ingredientes e outros insumos para se produzir nossas deliciosas receitas ou ainda simplesmente fazer algo que lembre a comida da “vovó”. Caracteriza também as regiões e o tamanho deste mercado em solo Americano.

 Se seguiram os dias e nas reuniões com novos parceiros comerciais apareceu o “WELCOME TO AMERICA”, diferentemente da primeira expressão que demonstra algo saudosista, que tem algo de bom. Esta nos apresentou os Brasileiros que vivem na América a algum tempo, que quando conhecem um novo compatriota. Um entrante no mercado local oferecem suporte, indicações e serviços. Você que é recém chegado tem a nítida impressão que acertou na “loteria da amizade”. Encontrou alguém que já desbravou a América, seus problemas serão minimizados seu projeto avançara rapidamente para alegria dos investidores e sua, claro.

No entanto a alegria dura pouco, já nos primeiros eventos a realidade se apresenta dura, problemas de toda sorte e tamanho. E você descobre que o projeto deveria ser mais objetivo e com muito menos esforço financeiro e intelectual. Pois você, o responsável em definir as próximas etapas, ao contratar serviços ou a seguir conselhos pegou um caminho com desvios e “buracos” você escolheu a rota “WELCOME TO AMERICA”.

Obviamente esse tipo de “brasileiro” é a minoria. Existem grandes empresários e instituições que nos representam na América que trabalham de sol a sol, construindo um pouquinho de Brasil em terras Norte Americanas.

 Assim, fica aqui meu registro: “PARE OLHE E ESCUTE” se questione se o caminho estiver muito mais fácil do que você projetou. Aos “corajosos desbravadores” de novos mercados atente que: nem tudo que parece ser é de fato o que se apresentará adiante. Chegando a América, procure empresas qualificadas o “barato” certamente irá te custar tempo e dinheiro.

 

Curitiba, Fevereiro de 2019

By: Alisson Luis Pereira

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos