A Whido no Mundial de League of Legends 2022.
Foto: Reprodução Riot Games

A Whido no Mundial de League of Legends 2022.

Em 2022, completamos 10 anos de parceria com a Riot Games e ao longo desse tempo tive o privilégio de trabalhar ao lado da empresa que eu considero vanguardista no Esporte Eletrônico Global.

Obviamente existia algo antes da Riot Games se estabelecer, porém em termos de planejamento de longo prazo e capacidade de realização até hoje não vi outra empresa tão alinhada para conquistar um futuro grandioso e por consequência elevar o Esports ao que iremos viver em alguns anos.

Em 2023, continuamos ao lado da Riot Games em mais um ano de parceria e só posso agradecer Diego Martinez , Carlos Antunes , Fernando Svevo , Mauricio de Lima e tantos outros que continuam confiando em nosso trabalho.

Dada essa pequena introdução, este ano tive a oportunidade de viver a experiência única de trabalhar no Campeonato Mundial de League of Legends ao lado do time global da Riot Games.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Reprodução: Riot Games

Para alguns isso pode parecer algo pequeno dado o tamanho do desafio que temos aqui no Brasil, seja dentro da própria Riot Games ou até mesmo dentro dos outros projetos da Whido , afinal a coisa mais interessante e que inclusive ouvi das pessoas lá de fora é a capacidade da nossa região realizar projetos incríveis com uma estrutura que nem se compara ao que temos mundo afora.

Nossa estrutura é menor, porém não pior. Além disso, vivemos em um país com um complexo sistema tributário, preço Brasil e todas as questões que envolvem políticas de governo e etc, ou seja, não vem ao caso… E sendo verdadeiro, trabalhar na Riot Games Brasil é praticamente um sonho.

O mais importante é que precisei ver com os meus próprios olhos que o brasileiro só não é referência em tudo que faz, possivelmente pelo nosso "complexo de vira-lata" e por falta de espaço rsrs.

Digo isso, pois mesmo antes da Riot Games chegar ao Brasil, nós já estávamos fazendo o Esports acontecer por aqui, organizávamos campeonatos para a comunidade justamente pensando no futuro que um dia iria chegar e lá atrás começamos a criar nossos processos sem base nenhuma.

Por algum tempo fizemos isso sozinhos, e ao longo do tempo as coisas foram se tornando cada vez mais estruturadas, com mais tecnologia e o bacana disso é que nunca deixamos de evoluir. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Reprodução: Riot Games

Não posso entrar em muitos detalhes, porém o que desenvolvemos durante todos esses anos e o que aprendemos nessa caminhada mesmo para mim era algo não imaginado.

Durante essa etapa, mais uma situação improvável aconteceu, somente dois brasileiros cuidando de toda parte de Esports IT durante a etapa do Mundial de League of Legends no México.

E deu tudo muito certo, mesmo com tudo indicando o contrário, afinal até um terremoto nós sentimos e tivemos que ser evacuados do hotel logo no início rsrs.

Pessoalmente isso tem um significado muito grande para mim, primeiramente pois eu estou fora do operacional do Esports IT há algum tempo e hoje temos pessoas muito melhores do que eu na Whido para encarar esse desafio, mas quando é pra ser, simplesmente acontece…

Em segundo lugar, é por estar ao lado de um dos profissionais que eu mais admiro nessa área, um cara dos mais exigentes e experientes que existe hoje na área de Esports IT no Brasil. Depois que tive o prazer de conhecer a operação lá fora, digo tranquilamente que é um dos melhores do mundo.

E o mais bacana disso, é que eu tive o privilégio de ver esse cara crescendo e evoluindo como pessoa e profissionalmente.

Agradeço muito pela oportunidade Matheus Santo , o céu é o "limite" para você!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por último, ter vivido essa experiência é mais um sinal de que estamos no caminho certo, e que o nosso trabalho duro aos poucos vai se tornando cada vez mais inteligente, e um dia dará seus frutos.

Mesmo estando nisso há mais de 11 anos, sinto que estamos muito longe de chegarmos onde temos a capacidade de estar, e estamos trabalhando para alcançar todos esses objetivos.

Já quebramos a cara muitas vezes, fomos enganados, passados para trás, levamos crédito por coisas ruins que nunca fizemos, mas o tempo é o senhor da verdade e não tem nada mais valioso do que a paciência e a sabedoria.

Esses últimos 3 anos não foram fáceis para ninguém e este ano especialmente tem sido um desafio pessoal e profissional enorme para mim, digno de roteiro de um blockbuster.

E ainda assim, só posso agradecer por ter uma família maravilhosa me dando suporte, ao meu sócio Marcos Lameirinhas e ao time incrível da Whido por continuarem fazendo parte desse sonho que é ajudar na missão construir um ecossistema profissional, ético e saudável dentro do Esports.

Victor Gutierrez

Strategy, Partnerships, and Business Development - Brasil @ Factorial

1 a

Muito bacana!!

Luiz Andrade

Competitive Operations II at Riot Games / League Operations Specialist

2 a

Boa Fer! Parabéns pela trajetória e todo seu empenho e da Whido por fazer o Esports cada vez melhor!

Matheus Santo

Systems Engineer @Riot Games

2 a

Uma honra trabalhar com você desde o início (quando eu ainda era um adolescente hahah), essa etapa no México foi puxado demais, as 12 horas por dia, correndo pro lado e pro outro durante duas semanas, foi cada desafio que surgiu. Sorte poder contar com você para isso. ❤️

SJ Santos, MSc.

Founder @Honky Entretenimento e Games, Business Development, Partnership, Marketing in Games and Esports

2 a

Super merecido! Vocês são F**A DEMAIS. Parabéns!!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Schimming

  • FFWS GF 2024: Missão Cumprida!

    FFWS GF 2024: Missão Cumprida!

    Que história incrível foi o mundial de Free Fire 2024. Foram meses planejando cada detalhe desse evento grandioso, e a…

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos