WL 5# - Você realmente sabe pesquisar no google?

WL 5# - Você realmente sabe pesquisar no google?

Não sei se você sabe, mas o melhor programador não é necessariamente aquele que conhece mais tecnicamente todos os detalhes de uma linguagem de programação, mas sim aquele que sabe destrinchar o seu problema e usar as ferramentas a seu favor, você não precisa reinventar a roda, com toda certeza alguém já teve a mesma dúvida que você então só falta achar a resposta.

As dicas que vou dar neste artigo não são apenas para programadores, mas para quem REALMENTE quer pesquisar no google de forma mais assertiva. Digo Google, porque é o motor de busca com a maior participação de mercado entre os motores de busca existentes, com mais de 90% de market share.

É tão popular que recebe cerca de 5,5 bilhões de pesquisas por dia! Usá-lo é, sem dúvida, uma das atividades mais simples e intuitivas que alguém pode fazer. Qualquer pessoa que saiba navegar na internet provavelmente achará fácil usar o Google.

O que nem todo mundo sabe é que a ferramenta tem alguns truques para fazer buscas mais avançadas do que as consultas por termos que digitamos, aos quais estamos mais acostumados.

Carol, mas eu já sei pesquisar no google....

Pode-se dizer que o Google é muito “inteligente”. Boa parte das pesquisas que fazemos nos dá os resultados que esperamos. Isso é fruto de um algoritmo que vem sendo constantemente aperfeiçoado, associado a Inteligência Artificial, Machine Learning e atuando sobre gigantescos bancos de dados.

Mas nem sempre é assim, eu nem sei explicar quantas vezes na escola eu estava fazendo um traballho, pesquisava algo e nunca apareciam as informações que eu realmente precisava...

Para situações como essa, em que a busca semântica não pode “adivinhar” o que você queria, nós precisamos dar uma mãozinha ao Google.

Vamos começar aos poucos...

1. Filtro para resultados de busca

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Observe que, ao fazer uma pesquisa, abaixo da caixa de pesquisa existem algumas possibilidades ao lado de “Todas”, que é a opção padrão. A disposição desses elementos pode variar de acordo com os termos da consulta, mas basicamente os tipos são:

  • imagens;
  • notícias;
  • vídeos;
  • livros;
  • mais:

- mapas

- shopping

- voos

- finanças

Para quem acha que precisa de mais filtros, pode consultar as alternativas em “Ferramentas”, se estiver usando computador, ou “Ferramentas de busca” , se você estiver em um smartphone ou tablet.

2. Aspas para termos específicos

Quando fazemos uma pesquisa comum, com termos como blog sobre javascript, o Google retornará resultados que não necessariamente têm uma correspondência idêntica a essa frase.

Há até palavras que ele ignora porque são meros conectores ou não têm muito significado para a busca (o, aquele, de, em, como, onde, sobre, etc.).

No entanto, há momentos em que queremos encontrar páginas na web que tenham a expressão exata que colocamos na caixa de pesquisa. Para isso, basta colocar as palavras entre aspas, como em “artigo sobre promessas em javascript”.

3. Refinar por data mais recente

Como a função do Google é entregar os resultados mais relevantes para a busca do usuário, muitas vezes ele retorna páginas que estão no ar há anos, pois já se consolidaram.

No entanto, em algumas pesquisas, a data de publicação faz diferença. Se quisermos informações mais recentes sobre um determinado tópico, podemos limitar o período de pesquisa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

ara isso, basta procurar a opção “Ferramentas” (no computador) ou “Ferramentas de busca” (no smartphone ou tablet) logo abaixo do campo de busca, na página de resultados da sua consulta. Depois é só escolher entre as alternativas.

Você ainda pode escolher um intervalo personalizado definindo um período entre uma data de início e uma data de término.

4. Explorador de conteúdos dentro do site

Quando queremos encontrar apenas páginas de um site específico, usamos o operador site: em buscas, por exemplo, para procurar artigos sobre javascript dentro de um site específico, a entrada seria algo assim:

 site:www.site.com.br javascript.        

Lembrando que não pode haver espaço entre site: e o domínio em questão. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

5. Termos no título das páginas

O intitle: é outro operador que pode ser interessante para pesquisas um pouco mais avançadas.

É adequado para encontrar conteúdo que trate de um determinado assunto, que contenha esse tema no título da página, como intitle:ferramentas de automação.

Aqui, a regra do Google de não usar necessariamente a correspondência exata se aplica. Para encontrar artigos com essas mesmas palavras no título, podemos usar intitle:"ferramentas de automação".

Sim, o Google permite o uso de operadores simultaneamente! Isso significa que, se quisermos pesquisar conteúdo que tenha React no título dentro do MDN, poderíamos usar a consulta site:developer.mozilla.org/intitle:react.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

6. Apresentação, planilhas e arquivos específicos

Às vezes queremos encontrar um PDF que esquecemos onde o vimos, uma apresentação que um palestrante disse que disponibilizaria na internet ou um modelo de planilha.

Estes são exemplos de buscas por tipos de arquivos específicos, que com o operador de tipo de arquivo aumentam muito a eficiência.

O Google aceita tipos de arquivo como filetype:docxfiletype:txtfiletype:pptxfiletype:pdf e diversos outros.

Supondo que queremos encontrar uma planilha de controle de custos, podemos consultar a planilha de controle de custos filetype:xlsx ou a planilha de controle de custos filetype:xls. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Assim, teremos acesso direto aos arquivos que o Google encontrar — muito mais prático do que entrar nas páginas, procurar o link para a planilha desejada e ainda correr o risco do link ser quebrado.

7. Ou um ou outro

Muitas vezes, sua pesquisa não é sobre um item específico. Se você está procurando uma coisa ou outra, basta usar o termo OR em letras maiúsculas.

Desse modo, se você quer saber informações acerca da sua saga favorita, que tem diferentes tipos de mídia, ficaria assim: Star Wars filme OR serie.

8. Função calculadora

Muita gente não sabe, mas o Google também funciona como calculadora. Para realizar qualquer cálculo matemático, basta digitar a equação na barra de pesquisa.

Tente fazer um teste digitando, por exemplo, 45 * (vezes) 23 + 146 - 2 / (dividido por) 124 na barra de pesquisa. O resultado aparecerá no primeiro resultado, assim como uma simulação de calculadora onde você poderá fazer outros cálculos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

9. Palavras-chave no corpo do texto

Semelhante ao intitle, você pode pesquisar palavras-chave que estão apenas no corpo de um texto. Para isso, basta colocar o termo “intext” antes da pesquisa. Ficando assim - intext: como usar o docker.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

10. Palavras-chave na URL

Exatamente como nos exemplos anteriores, é possível realizar buscas por palavras-chave que estejam em uma URL específica.

Para isso, basta colocar o termo “allinurl” antes da busca, que nos traz a seguinte frase como exemplo: allinurl: carolinateixeiracoelho, para encontrar meu linkedin no google.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

11. Sites relacionados

Digamos que você seja fã de um site ou blog na internet e queira pesquisar outras páginas relacionadas.

Basta digitar o termo “related” antes da pesquisa e você encontrará sites semelhantes. Ex.: related:developer.mozilla.org

12. Pesquisa de produtos em uma faixa de preço

Sabe aquela camiseta que você queria encontrar, mas não consegue pagar mais do que uma certa quantia? Bem, o Google permite definir o valor mínimo e máximo em uma consulta de pesquisa.

Para isso, basta colocar o nome do produto e depois o valor mínimo e máximo inseridos por dois pontos (..). Ficando assim: blusa nike R$50..R$170.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Existem vários outros "truques" de busca no google, se quiser saber mais é só consultar a documentação do google. Use todos esses recursos a seu favor e veja como pesquisar no Google se tornará uma experiência de pesquisa muito mais ágil e produtiva.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carolina Teixeira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos