Work Life Integration: a conquista de um Líder
Temos uma questão para si: enquanto líder de uma organização/equipa, deve promover a integração entre a vida profissional e vida pessoal dos membros da sua equipa? Já refletiu sobre quais os benefícios para a organização provenientes deste equilíbrio?
A questão ganha ainda mais relevância no contexto em que vivemos, com a predominância do teletrabalho e o esbatimento entre as esferas profissional e pessoal/familiar.
Se a sua resposta for positiva para as 4 questões seguintes, tal significa que a Work Life Integration é um tema relevante para a sua organização, o qual merece a sua melhor reflexão e posicionamento.
Valoriza a coerência entre a imagem e os valores da sua organização?
Não é suficiente referir que se respeita a vida pessoal/familiar do trabalhador. Este tem de senti-lo. Esta coerência constrói-se de dentro para fora, com base nos valores organizacionais e visão. Se os valores essenciais forem preservados, a imagem irá refleti-lo.
Pretende um aumento do engagement?
Os trabalhadores não querem travar duelos constantes entre a vida pessoal/familiar e o trabalho. Estas batalhas retiram energia, motivação e capacidade de concentração/produção. Não querem ter de escolher entre estas duas realidades. Pelo contrário, a situação ideal é aquela em que ambas esferas se complementam, potenciando-se mutuamente. Se o colaborador sentir que o seu espaço pessoal/familiar é preservado pela organização, sentir-se-á mais propenso a “querer vestir a camisola” e a sentir-se parte do projeto comum.
Pretende um aumento da retenção?
Um colaborador que sinta que o espaço da sua vida pessoal/familiar é respeitado, tendencialmente, vai querer permanecer na organização. Os trabalhadores não valorizam apenas a retribuição financeira ou a progressão na carreira. Existem outras formas de compensação. Um horário adequado, adaptável à sua vida pessoal é um excelente começo.
Pretende um aumento da atratividade?
A palavra-passa-palavra. Muitos colaboradores valorizam uma organização que os valorize no seu todo, contribuindo para um aumento de auto-estima e auto-confiança e onde a comunicação sincera é privilegiada. A descoberta de um propósito no trabalho é alcançada. A sua organização será reconhecida pela promoção da integração entre vida pessoal e vida profissional dos seus colaboradores, o que a tornará mais atrativa.
Na minha liderança, como me pode ajudar o coaching?
O coaching, como ferramenta que é – mais do que contribuir com soluções certeiras – poderá ajudar a suscitar perguntas certas, cuja demanda da resposta o posicionarão no trilho, rumo às soluções criativas e práticas que melhor respondam às necessidades específicas para a sua empresa ou organização.
Na Work Life Coaching, atendendo à pessoa como um todo, facilitamos processos de integração da vida pessoal e profissional, potenciando o desenvolvimento dos colaboradores e das organizações.
Porque acreditamos que “Pessoas felizes produzem mais e durante mais tempo” (Andrew Oswald).