Workshop - Tendências do varejo Global Retail’s Big Show
Tive a oportunidade incrível de participar do workshop que ocorreu hoje no Unicesumar em parceria com a Acim (Associação Comercial e Industrial de Maringá), com minha turma parceira do curso de gestão Comercial da Faculdade Eficaz, sempre centrados nas novidades e nas tendências do varejo Global, que promoveu um encontro com profissionais convidados, Zeh Henrique Rodrigues, Fabiano Cruz e Renato Vertemati que falaram a respeito do NRF Retail’s Big Show 2018, o maior evento mundial de varejo. O principal objetivo foi expor as novidades que observaram em Nova Yoki em janeiro deste ano.
Fabiano Cruz inicia-se com o tópico onde os consumidores estão mudando suas tendências de compra, então as empresas tem que se adaptar e não ao contrário.
Enfatizou a importância da digitalização são 40 bilhões de habitantes no mundo e 50 bilhões de aparelhos conectados, até mesmo uma geladeira hoje já tem wi-fi.
Inovou com a missão 3E que seria: “emocionar”, “encantar” e “engajar”: Exemplo são as empresas que fideliza clientes, nos dias de hoje cada vez mais os jovens são mais fiéis aos 3E, e promovem ainda mais as marcas cativas, então com isso temos que construir fãs não apenas consumidores.
A Jornada de vendas é diariamente com a missão 3E, algo que tem que ser construído, vendo um diferencial é um propósito de vendas brindes promocional não é o suficiente temos que ser atrativos, e apenas ter atrativos, o preço tem que ser o menor item e sim o valor o atendimento ser tudo! Esta é uma das cartadas que será o diferencial, “relacionamento com os clientes”.
Nos apresentou também que o varejo perdeu 10% de tráfego nos últimos anos, ou seja, mais internet menos volume em lojas, mais será que é atendimento? Tem empresas que continuam lotada, qual será esta chave do sucesso? Um exemplo bom apresentado é que os shoppings center estão extinguindo no EUA, grandes lojas de departamentos também estão em extinção, os que estão sobrevivendo é porque estão inovando, a tendência é um aquecimento por atendimento e diferenciais nos varejos, não são os concorrentes que estão falindo com eles são eles mesmos que não estão se adaptando aos consumidores e a seu publico alvo.
Olha que informação bacana “os consumidores estão dispostos a gastar até 20% a mais com produtos personalizados?” Lucro? Oportunidades? Pense nisso, personalização engaja o varejo.
Seja mais um que faça resoluções de problemas, exemplo Huber táxi, nele tudo com um clique resolve, assim também como Netflix, criando oportunidades, descobrindo necessidades para os problemas.
Muita marca tem as informações e não usa isso, recado importante seja analítico! Use seu banco de dados será sua sobrevivência de sua marca e seus produtos nos próximos anos.
Novo mindset seja mais online, onde velocidade é a atitude!
Os vendedores de hoje estão defasados onde os compradores estão sabendo mais do produto do que eles mesmos, processo de compra está cada vez mais desconfortável e desorganizado, o consumidor confia cada vez mais no Google e no que os amigos falam a solução para esta situação é investir em treinamentos e capacitação.
Ter sucesso no varejo é cada vez mais frágil você inova hoje amanhã já te copiam, por isso persista inove sempre! Pois a Microsoft diz que a atenção humana caiu de 12 para 8 segundos incríveis, temos pouco tempo para conquista-la.
Gerações Boomers x y z não podemos perder o nosso público alvo, sempre resolvendo problemas com soluções que não faca o cliente perder tempo! Imagina que 15% das vendas de Natal no EUA em 2017 foram compras online e retirada off-line, olha que oportunidade imensa com logística.
A frase marcante que ele nos trás: encantar consumidores e vender para robôs, ao palavreado popular encante e atraia a atenção do seu consumidor para compra mais não esqueça da internet tais como redes sociais e até google, eles hoje é o “pai da mentira” o consumidor cota na concorrência, tem uma maior percepção de preço, não é possível engana-los, por isso conquiste-os. Imagina que a anos uma das melhores inovações foi o próprio Google onde tem uma tela simples de busca, recentemente inovou novamente com um Tradutor de línguas de ouvido ou seja pra que aprender inglês você já pode ir para qualquer lugar.
Renato Vertemati apresentou: Um resumo da feira a condição que vem evoluindo de ano em ano, a tempos já vem se falando de políticas. E processos para multicanais, agora já estamos em ommichannel, ou seja, conversa entre canais, digital e físico andam juntos existe já uma fusão do lado físico e digital e está fusão é definitiva.