Xô, crise!07/04/2015
Ciser avança obras de construção de sua nova fábrica em Araquari
Prédios que vão abrigar a maioria das máquinas da futura unidade começaram a ser erguidos e testes na planta já estão sendo feitos
Planta vai ocupar área de 90 mil m² na Estrada Rio do MorroFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Pedro Machado*
É em um terreno de 280 mil m² na Estrada Rio do Morro, em Araquari, que a nova fábrica da Ciser, líder nacional na fabricação de porcas e parafusos, ganha forma. A empresa está finalizando os últimos detalhes da primeira etapa das obras.
A construção dos prédios da segunda fase, onde vai ficar a maioria das máquinas da unidade, já começou. Pelo menos 25% dos trabalhos estão concluídos, calcula a companhia. Ainda não há uma previsão para inauguração.
A nova unidade, com 90 mil m² de área construída, terá capacidade para produzir 260 toneladas por dia, mas no longo prazo a ideia é aumentar significativamente este volume.
A maior parte dos R$ 120 milhões que a Ciser reservará para investimentos neste ano será para acelerar as obras da planta – cujo custo é estimado em R$ 100 milhões. Adequação de equipamentos às normas regulamentadoras (NRs) e melhorias de processos também estão previstas, informa a empresa.
Depois que estiver pronta, a fábrica vai abrigar as áreas de produção e de apoio da Ciser. A transferência será gradual, não vai interromper as atividades e deve ser concluída em meados do próximo ano.
Cerca de mil funcionários devem atuar nessas estruturas em Araquari. Com um espaço mais amplo, a empresa terá condições de implantar o terceiro turno. Os setores administrativos e a diretoria vão permanecer em Joinville.
A empresa também já começou o processo de testes relativo à etapa de preparação da matéria-prima na nova fábrica. Este setor está sendo transferido, no momento, da unidade de Joinville para o novo endereço. A transferência deve ser concluída até o final deste mês de abril, diz a empresa.
Decisão foi tomada em 2013
A Ciser anunciou a sua transferência para Araquari em abril de 2013. A empresa precisa sair das suas instalações atuais, localizadas às margens do rio Cachoeira, na região central de Joinville, para atender a exigência de um termo de ajuste de conduta.
Antes de bater o martelo pelo município vizinho, a empresa chegou a fazer a terraplenagem em um enorme terreno na rua Dona Francisca, na região industrial de Joinville. Mas os trabalhos foram paralisados após a Ciser constatar que as dimensões eram reduzidas para o tamanho do empreendimento.
A área em Araquari, que receberia outras duas fábricas do grupo – uma indústria galvanizadora e outra de fixadores para o setor de óleo e gás, que acabaram indo para dentro do Perini Business Park –, acabou sendo a escolhida.
*Colaborou Claudio Loetz