If you can't love yourself, how in the hell you gonna lead somebody else?
“If you can't LOVE yourself, how in the hell you gonna LOVE somebody else? Can I get an amen up in here?”
Com esta pergunta, Rupaul, ator, drag queen, supermodelo, apresentador de programas e cantor americano encerra os episódios de Rupaul’s Drag Race, um reality show onde drag queens disputam o título de "America's Next Drag Superstar".
Lembrei dessa frase marcante do programa porque participei recentemente de uma enquete no Linkedin questionando:
“A Liderança pode ser ensinada?” E o resultado:
Sim = 89% dos votos
Não = 11% dos votos
Claro que a enquete serve apenas para provocar reflexões, nada estatisticamente comprovado, mas tive a curiosidade de ler as justificativas das respostas “Não”.
- “Ou você nasce líder ou não tem como aprender.”
- “Nem que você faça cursos, treinamentos, coaching, se não é nato, você não aprende a ser líder.”
Respeito opiniões, mas prefiro pautar a minha em evidências, principalmente nas transformações e evoluções de vários candidatos à liderança, cuja trajetória acompanhei, que se esforçaram, aprenderam e foram reconhecidos como bons líderes.
Recomendados pelo LinkedIn
E ao ler as justificativas do “Não”, instantaneamente me veio à mente a seguinte frase, inspirada na de Rupaul, que resume o que acredito sobre Liderança:
“If you can't LEAD yourself,
how in the hell you gonna LEAD somebody else?
Olhando por este prisma: Se eu não sou líder de mim mesmo, se não tenho perspectivas futuras, objetivos definidos, se não tenho consciência do meu potencial, minhas limitações e vulnerabilidades, como eu posso inspirar e convencer os outros de que eu consigo liderar?
Liderança é um processo validado por seguidores, por liderados que enxergam protagonismo e inspiração neste papel, para se manterem engajados.
Aqueles que são reconhecidos como líderes: o quanto aprenderam sobre si mesmos? O quanto buscaram desenvolver suas capacidades (algumas natas, outras desfavoráveis às suas personalidades), o quanto demonstraram interesse em aprender e assumir este papel tão importante na gestão de processos e desenvolvimento de pessoas?
E, mesmo que você acredite que não possa ser um líder hoje, o quanto tem a direção de sua vida nas próprias mãos? Se não tiver, o que está faltando para assumir esta responsabilidade.
Lembrando: "Se você não tem objetivos definidos na vida, alguém vai estabelecer objetivos para você!" Pense nisso!
“Can I get an amen up in here?”
CTO na Contratei.net
5 m👏👏👏
Marketplace | Shein
2 aSão meus maiores desafios, mas to quebrando esses tabus em mim e me desenvolvendo com habilidades em todos os campos possíveis, de pouquinho em pouquinho to chegando "lá". Minha meta é poder dividir isso em uma liderança. Simplesmente amei a analogia com o programa, sou fã de Drag Race.