Guillaume-François Rouelle
Guillaume François Rouelle (1703-1770) foi um químico e farmacêutico francês. Em 1754 ele introduziu o conceito de base em química, como uma substância a qual reage com um ácido dando uma forma sólida (como um sal).
Contribui para a definição mais precisa de sal do ponto de vista químico, até então um termo usado de forma indeterminada, como os compostos formados pela união de ácidos e bases, e consequentemente a distinção entre sais neutros, básicos e ácidos.
É conhecido como l'aîné (o velho) para distinguí-lo de seu irmão mais jovem, Hilaire Rouelle, que também foi um químico e inclusive seu assistente e conhecido como o descobridor da ureia.
Ele iniciou um curso público em seu laboratório em 1738 onde ele teve muitos estudantes entre os quais estiveram Denis Diderot, Antoine-Laurent de Lavoisier, Joseph Proust e Antoine-Augustin Parmentier.
Outros de seus interesses foram a publicação de artigos sobre estudava a inflamação de terebentina e outros óleos essenciais pelo ácido nítrico (iniciando o estudo das nitrações), e os métodos de embalsamamento praticados pelos egípcios.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Warolin, C (1996). «[Did Lavoisier benefit from the teachings of the apothecary Guillaume-François Rouelle?]». Histoire des sciences médicales. 30 (1). 30 páginas. PMID 11624829
- Warolin, C (1995). «[Did Lavoisier benefit from the teachings of the apothecary Guillaume-François Rouelle?]». Revue d'histoire de la pharmacie. 42 (307): 361-7. PMID 11624913