Tor x VPN – qual é o mais seguro?
Se você deseja proteger seus dados e sua privacidade enquanto navega na internet, existem alguns programas e apps diferentes que podem ser usados. Tanto o Tor quanto VPNs são opções populares, mas qual delas é melhor no seu caso? Neste artigo, você saberá como cada um funciona, e qual das duas opções é mais adequada ao seu perfil. Nota do Editor: nós valorizamos nosso relacionamento com nossos leitores e nos esforçamos para conquistar sua confiança através de transparência e integridade. Nós pertencemos ao mesmo grupo de propriedade de alguns dos produtos líderes do setor revisados neste site: Intego, Cyberghost, ExpressVPN e Private Internet Access. No entanto, isso não afeta nosso processo de análise, uma vez que usamos uma metodologia de testes rigorosa.
O que é o Tor?
Essa rede conta com um software que permite a você acessar a internet anonimamente. Diferentemente de uma VPN, o Tor encaminha seu sinal através de diversos nós que apenas podem visualizar os endereços IP na frente e atrás do nó, para que ninguém seja capaz de visualizar o caminho completo desde o site que você está acessando até seu dispositivo – protegendo sua privacidade.
O Tor é reconhecido como um meio altamente seguro de acessar a internet mantendo o anonimato. Ele já foi apoiado por diversos grupos de liberdade civil, pois diversos jornalistas e funcionários da área de direitos humanos podem fazer seus trabalhos online sem ser bloqueados, principalmente porque grande parte desses trabalhos exige acesso a sites banidos. Infelizmente, isso também permite que criminosos atuem de forma anônima. Porém, em grande parte, o Tor permite acesso àqueles que apenas estejam buscando contornar bloqueios em suas regiões.
Como o Tor funciona
Como mencionado acima, ao usar o Tor, os dados são passados entre diversos nós escolhidos aleatoriamente que os criptografam a cada passagem. Os nós sabem de onde o sinal está vindo e para onde está indo, mas eles não podem visualizar o caminho completo que os dados estão percorrendo.
Os circuitos de retransmissão são reiniciados a cada 10 minutos de forma aleatória, para que suas ações não possam ser interconectadas. Cada um dos nós é executado por um voluntário, portanto, quanto maior for a quantidade de voluntários em uma rede, mais seguro e eficiente será o sistema.
Instalando o Tor
É muito simples de instalar o Tor no seu dispositivo, e ele pode ser usado no OSX, Windows, Android e Linux/Unix. Basta apenas fazer o download do pacote com o Tor e executá-lo. Ele será automaticamente extraído, e não são necessários arquivos de instalação adicionais. Após a extração, clique no botão ‘Conectar”, após o qual será iniciada a janela de conexão.
Assim que estiver conectado, você pode usar o navegador personalizado Firefox Portable, o qual é suficientemente leve para ser mantido em um dispositivo USB para uso em outros computadores. Você pode ativar ou desativar o Tor através do seu ícone próprio.
O que é uma VPN?
Uma rede privada virtual, ou VPN, é uma rede local (LAN) privada e simulada que se estende pela internet para que você possa acessar qualquer site anonimamente, independente da sua localização geográfica ou de qualquer bloqueio. As informações enviadas pelo seu computador são criptografadas, para que seus dados de navegação permaneçam anônimos e seguros.
As VPNs oferecem enormes vantagens, pois limitam a possibilidade de sua atividade online ser rastreada e protegem suas informações confidenciais contra hackers, além de outras ameaças à sua segurança. Existem VPNs disponíveis para corporações e consumidores, mas estamos falando sobre VPNs que estão prontamente disponíveis para os consumidores.
Como uma VPN funciona
A VPN conecta você a um servidor remoto que criptografa a conexão com seu computador. Basicamente, ela age no lugar do seu dispositivo quando você está online. Ela é mais segura que o Tor, pois sua criptografia possui alta segurança, geralmente do tipo AES 256 bits, e seu histórico de navegação não é registrado ou armazenado durante o uso de VPNs de qualidade. Como é possível usar endereços IP a partir de qualquer lugar do mundo através de um servidor VPN, você pode acessar conteúdos bloqueados geograficamente, além de ser possível ocultar sua localização.
Tor x VPN
Fica claro perceber que o Tor e as VPNs têm o mesmo objetivo principal de proteger seu anonimato quando você está na internet, bem como evitar firewalls. O Tor também pode ser usado para contornar restrições por localização geográfica, reconectando-se até que o nó de saída esteja localizado em um país não bloqueado.
Porém, você perceberá que as tecnologias são bastante diferentes, e a forma de usá-las também é distinta. Cada uma conta com vantagens e desvantagens a se considerar.
Vantagens do Tor
- Você pode acessar conteúdos e sites restritos por região
- Seus IPs externos não podem ser rastreados
- Como a rede é distribuída, é quase impossível desligá-la
- O uso da rede e do software é grátis
- Seu endereço IP é mantido anônimo
Desvantagens do Tor
- Como seus dados ficam indo e voltando entre os nós, o uso do Tor pode ser bastante lento
- O Tor é um método ineficiente para spoofing de localização
- Qualquer pessoa pode ser voluntário e espiar sua atividade
- A rede do Tor somente pode ser acessada a partir de navegadores ou apps que possuam acesso ao Tor instalado
- Como os nós do Tor são grátis e executados de forma privada por voluntários, não há manutenção ou responsabilização
- Usar o Tor com frequência pode identificá-lo como alvo a ser monitorado
Vantagens de uma VPN
- Muito rápido, com muito pouco lag em sua banda
- Fazer o spoofing da sua localização é bastante simples
- Ótimo para compartilhamento de arquivos P2P
- VPNs seguras e grátis disponíveis (embora não recomendadas)
- VPNs pagas garantem que a rede passe por manutenção, oferecendo ótima segurança, funcionalidade e disponibilidade
- VPNs protegem todas as conexões à internet que você possua em seu dispositivo
- A função kill switch de uma VPN protege você contra vazamentos de dados
Desvantagens de uma VPN
- Os provedores de VPN podem ver sua atividade online
- Não é grátis (VPNs de boa qualidade)
- Alguns provedores de VPN armazenam seus logs
Nota do Editor: A transparência é um dos nossos valores fundamentais na WizCase, por isso você deve saber que fazemos parte do mesmo grupo de propriedade que ExpressVPN. No entanto, isso não afeta nosso processo de revisão, pois seguimos uma metodologia de teste rigorosa.
Conclusão
Um dos maiores benefícios de usar o Tor é que você não precisa confiar em terceiros – é possível ficar anônimo na internet simplesmente instalando o Tor. Infelizmente, o Tor é bastante lento e, portanto, não é a opção ideal para a maior parte das atividades para as quais você normalmente usaria o Tor ou uma VPN, como acessar conteúdos restritos por localização geográfica e compartilhar arquivos via P2P.
Obviamente, não existe nenhum serviço capaz de prometer 100% de anonimato, independentemente da opção que você escolher entre essas duas alternativas. Sempre haverá brechas, hacks ou falhas básicas que podem comprometer sua privacidade, mas, comparando o Tor com uma VPN, a opção mais segura é uma VPN, a qual nós recomendamos.
Em resumo – Principais VPNs para navegação privada segura em 2025
Nota do Editor: nós valorizamos nosso relacionamento com nossos leitores e nos esforçamos para conquistar sua confiança através de transparência e integridade. Nós pertencemos ao mesmo grupo de propriedade de alguns dos produtos líderes do setor revisados neste site: Intego, Cyberghost, ExpressVPN e Private Internet Access. No entanto, isso não afeta nosso processo de análise, uma vez que usamos uma metodologia de testes rigorosa.
Deixe um comentário
Cancelar