• Amanda Moraes
Atualizado em

A chegada de uma criança na família nunca foi algo fácil de lidar. Os pais precisam se adaptar a uma rotina completamente nova e encarar todos os sentimentos que o novo bebê traz. Mas, durante a pandemia, essa tarefa tornou-se ainda mais desafiadora. Segundo a pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca, 61% dos pais e mães sentem falta de uma rede de apoio devido à necessidade do distanciamento social. Para chegar a este resultado, foram entrevistadas 1086 pais das classes A, B e C.

Mãe cansada (Foto: Divulgação)

Pais foram ainda mais afetados pela falta de rede de apoio durante a pandemia (Foto: Divulgação)

Sem este suporte externo, ocorreu uma sobrecarga do trabalho formal e da maternidade/paternidade, 65% dos pais consultados sentem-se cansados com o acúmulo de tarefas. Isso aumentou ainda mais a sensação de solidão durante a pandemia. De acordo com a pesquisa, ainda, 56% sente falta de contato físico com outras pessoas que também têm filhos para trocar experiências.

“Seja para ajuda e amparo, seja para troca de informações e experiências sobre educação das crianças, a comunidade tem uma grande importância na criação de um indivíduo”, aponta Michel Alcoforado, antropólogo e sócio-fundador do Grupo Consumoteca.

A importância de trocar experiências

Dentre os entrevistados, 89% também costumam pesquisar e trocar informações sobre educação das crianças. Especialmente durante a pandemia, assim como ocorreu com outros diversos temas, o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre maternidade e paternidade tem se tornado mais comum à medida que os influencers estão se colocando neste papel. Com isso, o mercado de pais e mães influenciadores digitais ganha força, com cursos sobre parentalidade e maternidade, e até pediatras com viés de blogueiras que dão dicas nas redes sociais.

“Da mesma forma que antes a sociedade trocava figurinhas sobre o assunto pessoalmente, hoje há perfis, cursos, grupos em mensageiros online e até páginas que falam sobre o tema e conseguem atingir muito mais pessoas. É um alívio momentâneo para a necessidade desta troca, mas não supre por completo a rede de apoio física”, finaliza Michel Alcoforado.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

  翻译: