• Giovanna Forcioni
Atualizado em

Não basta ser pai, tem de realmente participar! Os tempos mudaram e a ciência, também. Cada vez mais estudos vêm mostrando que a presença de uma figura paterna pode agregar bastante ao desenvolvimento das crianças. E entenda-se por isso cuidado, tempo de qualidade, apoio e companhia – independentemente da estrutura familiar. Porém, vale sempre lembrar que a ausência de um pai (ou de parceiro da mãe) não impede que as crianças tenham uma vida saudável e feliz. Veja como ele pode estar mais presente:

tem de participar! (Foto: Getty Images)

tem de participar! (Foto: Getty Images)

1. Nos pequenos momentos

Levar e buscar na escola, jogar bola no quintal, jantar juntos… Tudo isso vale muito mais do que proporcionar uma viagem de férias ou dar um presente caro. Um estudo da Universidade Brigham Young (EUA) mostrou que participar de pequenas tarefas diárias é o que realmente ajuda a aumentar o vínculo entre filhos e pais.

2. Parceria nota 10

Uma revisão de estudos da Associação Americana de Pediatria (AAP) também comprovou que o envolvimento dos pais em atividades de leitura contribui para a melhora do desempenho escolar dos pequenos. Quanto mais interesse é demonstrado sobre as atividades do colégio, melhores as notas das crianças.

3. Ainda mais corajosos

Os cientistas do Instituto de Informação Técnico-científica (França) observaram que os pais tendem a ser menos superprotetores do que as mães (e isso pode ser um ponto positivo e tanto!). Com eles, os filhos se aventuram mais e aprendem habilidades esportivas mais rapidamente, como a natação.

4. Saúde mental em dia

Um apego seguro com o pai também pode ter boas consequências a longo prazo. Pesquisadores da Universidade de Mälardalen (Suécia) mostraram que crescer com um vínculo próximo com o cuidador é um fator importante para uma boa saúde emocional na infância e na adolescência.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

  翻译: