Thiago Queiroz - Paizinho, vírgula
 
Por


- No meu tempo, as coisas eram melhores.
- No que os jovens se interessam hoje em dia é uma perda de tempo.
- Essa juventude está perdida.
Arrisco dizer que você já deve ter ouvido pelo menos uma dessas frases na sua vida, quando você era jovem. Para todos nós, uma sensação que frequentemente habitava nossos cérebros adolescentes era:
- Meus pais não me entendem. Eles não sabem de nada.

O conteúdo do curso pode ajudar pais e cuidadores a dialogarem com os adolescentes  — Foto: Getty Images
O conteúdo do curso pode ajudar pais e cuidadores a dialogarem com os adolescentes — Foto: Getty Images

E, hoje, somos pais e mães. Seus filhos podem não ser adolescentes – ainda. Mas a pergunta é: o que você tem feito para evitar que eles pensem sobre você o mesmo que você pensava sobre seus pais?

Calma, minha intenção nessa coluna não é dar as respostas. Afinal, quem sou eu para fazer isso? No máximo, é deixar uma pulga atrás da sua orelha, porque é essa pulga que provavelmente fará você pensar sobre a melhor solução para você e sua família.

A questão toda não está exatamente no fato de adultos não entenderem seus filhos. Isso, na verdade, é o que se espera quando duas gerações se encontram. Há um estranhamento, um desconforto, e tudo pode ser canalizado para um lado positivo da mudança.

O problema reside no que eu gosto de chamar de soberba parental, ou seja, o pensamento de que nós, adultos, sabemos de tudo. E, portanto, o que nossos filhos trazem de novo de seus mundos é desinteressante, enfadonho e desnecessário.

Este é o primeiro ponto de desconexão entre filhos e pais na adolescência, quando os jovens começam a buscar aprovação pelos pares e, em vez de receber acolhimento dos pais, veem desaprovação.

Pela nossa soberba parental, o vínculo com nossos filhos vai se enfraquecendo, tornando-se inseguro
— Thiago Queiroz

- Ah, mas nossos pais eram diferentes. Veja só como eu sou antenado... Eu sou adulto, tenho celular e até um perfil no TikTok!

Lamento, mas isso é apenas mais uma face da soberba parental. Achar que a nossa forma de utilizar as redes sociais é a forma correta só aumenta o abismo que vai se criando entre nós e nossos filhos. Faça um teste: olhe o perfil de Instagram de adolescentes que estão próximos a você, como um sobrinho ou o filho do seu amigo. Não vou dar spoilers, mas é diferente da forma que utilizamos, desde as fotos do feed até os stories.

Onde está o problema, então? Pela nossa soberba parental, uma das características mais valiosas das nossas relações com os nossos filhos, o vínculo, vai se enfraquecendo, tornando-se inseguro. E qual a saída? Simples: continue curioso. Participe das atividades dos seus filhos. Demonstre interesse genuíno em ver aquela série que eles gostam, ou de conhecer o videogame que ele joga tanto.

É preciso uma bela dose de curiosidade. E outra de humildade. É fácil? Não, mas isso você já sabia quando virava noites sem dormir, trocando fraldas de cocô explosivo.

Thiago Queiroz é educador parental, escritor e palestrante, ajudando famílias a criar filhos com mais afeto e respeito. Pai de Dante, Gael, Maya e Cora, é fundador do site e canal do YouTube Paizinho, Vírgula! e autor dos livros Queridos Adultos, Abrace seu Filho e A Armadura de Bertô. — Foto: Divulgação
Thiago Queiroz é educador parental, escritor e palestrante, ajudando famílias a criar filhos com mais afeto e respeito. Pai de Dante, Gael, Maya e Cora, é fundador do site e canal do YouTube Paizinho, Vírgula! e autor dos livros Queridos Adultos, Abrace seu Filho e A Armadura de Bertô. — Foto: Divulgação

Quer falar com o colunista? Escreva para: crescer@edglobo.com.br

Mais recente Próxima Incentivar a ideia de que o Papai Noel existe: sim ou não?
Mais do Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: