Brincadeiras
 


O fim de semana chegou e a chuva não para lá fora? Confira 14 brincadeiras para entreter as crianças, de acordo com a idade.

Crianças brincando — Foto: Foto e Modelos: Max Fama
Crianças brincando — Foto: Foto e Modelos: Max Fama

Menos de 1 ano

Escute uma música ao lado dele

Os bebês adoram sons. Ouvir música com ele não tem hora nem lugar. Mas deitar-se ao lado dele e curtir o momento, ver as reações do bebê, vai ser inesquecível. Vale um carinho, um sorriso, uma coceguinha.

Apresente novas sensações

Faça uma grande bola de chiclete e deixe-o estourar ou coloque uma luva bem macia e bem colorida e brinque com seu filho para ele sentir uma nova textura.

Mãe e bebê — Foto: Freepik
Mãe e bebê — Foto: Freepik

Entre 1 e 2 anos

Deixe-o descobrir o seu armário

Abra as portas do seu armário e deixe que ele use suas roupas, sapatos, casacos e a bolsa de trabalho para imitar a mãe ou o pai.

Brincar de casinha

Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Também vale usar aquelas cabanas prontas, fáceis de montar. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.

Entre 2 e 3 anos

Brincar de massinha

Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos.

Ver fotos da família

Seu filho vai achar um barato ver suas fotografias de quando era pequena, dos avós, das viagens e, claro, dele mesmo. É um momento de recordação para vocês dois e muito importante para a criação da identidade dele, entender como cresceu, quem é sua família. Para a brincadeira continuar, vocês podem renovar o álbum ou criar novos: a criança vai adorar participar.

Meninos dançando na casa — Foto: Freepik
Meninos dançando na casa — Foto: Freepik

Entre 3 e 4 anos

Vivo ou morto?

É bem simples: Um participante fica em pé, de frente para o grupo. Ele dá dois comandos: “vivo” – e todos têm de ficar em pé – ou “morto” – quando todos agacham. A diversão fica por conta de quem se atrapalha, erra o comando e sai do jogo. O único participante que sobrar será o vencedor.

Dançar no meio da sala

Dançar faz bem a qualquer um. Exercita o corpo, ensina ritmo e amplia o repertório musical. Coloque uma música bem gostosa e saia dançando com seu filho assim mesmo, no meio da sala. Dançar também é desenvolvimento social, pode aproximar de outras pessoas e oferecer possibilidades de integração pela vida toda.

Entre 4 e 5 anos

Brincar com recortes de revista

Separe algumas revistas velhas e deixe seu filho recortar a figura de que mais gosta. Depois, pegue a tesoura e corte uma parte da imagem. Cole esse recorte em um papel branco para seu filho completar a figura, fazendo o desenho do que falta. Isso vale para paisagens, objetos. Outra forma de brincar com revistas velhas é separar os olhos, bocas e narizes de várias fotos para depois montar rostos bem malucos em um papel. Vocês podem desenhar o contorno do rosto e preenchê-lo com os recortes.

Fazer biscoitos e bolos

Vá para a cozinha com o seu filho e reserve ao menos uma hora para a brincadeira. Deixe-o colocar os ingredientes, mexer a massa e pôr na assadeira. Ele vai se orgulhar quando vir o resultado do prato que ajudou a preparar.

Menina cozinhando com a mãe — Foto: Freepik
Menina cozinhando com a mãe — Foto: Freepik

Entre 5 e 6 anos

Telefone sem fio

Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.

Banho das bonecas

Encha a banheira ou uma bacia e promova uma tarde de beleza para as bonecas. Se não estiver frio, as crianças podem até entrar junto na água com espuma. Depois de dar banho, as garotas vão se divertir com a produção: secando, fazendo escova no cabelo, maquiando e criando novos looks para as bonecas.

A partir de 6 anos

Imitar bichos para outros adivinharem

A partir das observações da natureza feitas durante passeios ao ar livre, as crianças já conseguem imitar bichos. Aproveite para usa rssa capacidade e brincar de mímica.

Jogo da velha

Passatempo mais simples e fácil, impossível. A dupla de jogadores só precisa de uma folha de papel e dois lápis. Ou um chão de cimento e pedaços de giz. E se não tiver nada disso, vale a areia e duas varinhas para desenhar. O "tabuleiro" é composto por três linhas e três colunas. Uma pessoa marca com "X", outra com "O", alternadamente, nos espaços vazios. O objetivo é conseguir três "O" ou três "X" em linha horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo impedir o adversário de ganhar na próxima jogada. A lógica é fácil de deduzir, por isso é comum "dar velha", ou seja, empatar.

Mais recente Próxima 6 motivos para o seu filho brincar muito na água
Mais de Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: