Desenvolvimento do bebê
 

Por Vanessa Lima, Crescer


Pode ser que você nunca tenha ouvido o nome dessa regra, mas é por ela que os profissionais de saúde, como os ginecologistas, obstetras e enfermeiros, calculam a data provável do parto, conhecida pela sigla DPP, a partir da data da última menstruação — a chamada DUM. Deu um nó? Calma, porque não é, assim, tão complicado.

Regra de Naegele: como calcular a data provável do seu parto? — Foto: Pexels/ Karolina Grabowska
Regra de Naegele: como calcular a data provável do seu parto? — Foto: Pexels/ Karolina Grabowska

“A regra de Naegele é uma forma simples de calcular a data provável do parto, a partir da data da última menstruação”, explica o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein (SP). A data da última menstruação é o primeiro dia do último sangramento que a mulher teve antes de engravidar.

Nogueira explica que, para calcular a data da gravidez, não se usa o dia em que o óvulo e o espermatozoide se encontram e, sim, essa data do primeiro dia do último período menstrual. “É algo mais claro. Depois da última menstruação, a mulher pode até ter pequenos sangramentos, mas não menstrua mais até o fim da gestação. Então, é uma data fácil de identificar”, explica o especialista. “O atraso menstrual é, na maioria das vezes, o sintoma que faz com que a mulher identifique que está grávida”, reforça.

Regra de Naegele: como calcular?

A fórmula é simples, não se preocupe. Não é preciso ser um gênio da matemática para conseguir calcular a data provável em que seu bebê chegará aos seus braços. “Você pega essa data do primeiro dia da última menstruação, soma 7 ao dia, subtrai 3 do mês e soma 1 no ano”, explica Nogueira.

Um exemplo: considerando que o primeiro dia da última menstruação de uma gestante foi em 10 de outubro de 2022, soma-se 7 ao dia, portanto, 17. Depois, subtrai-se 3 do mês: então, 10 menos 3 daria 7, referente ao mês de julho. Temos 17 de julho. Ao ano, soma-se 1, 2022 + 1 dá 2023. Então, a data provável do parto (DPP) seria 17 de julho de 2023.

Agora, considerando um caso diferente, em que a data da última menstruação é 26 de outubro de 2022, por exemplo. Nesse caso, 26 + 7 daria 33. Só que outubro vai até o dia 31. Então, avançaríamos para 2 de novembro. Como avançamos para novembro, em vez de tirar 3 do mês, tiramos 2 (porque um já foi tirado). Então, teríamos 10 - 2, que é igual a 8. No ano, somamos 1. Então, a data provável do nascimento do bebê seria 2 de agosto de 2023.

Não é exato

É importante ressaltar que a fórmula resulta em uma data provável do parto, ou seja, não dá para afirmar com certeza que o bebê vai nascer exatamente neste dia. Isso porque pode haver várias intercorrências na gestação e, sem falar em prematuridade, um bebê a termo pode nascer entre 37 e 42 semanas. O cálculo considera a data em que a mulher completa 40 semanas de gestação.

Além disso, há outra forma de calcular a previsão do parto, que é o tamanho do bebê no ultrassom. Às vezes, a data estimada pela fórmula, com base no primeiro dia da última menstruação, bate com a data prevista pelas ultrassonografias e, outras vezes, não. Segure a ansiedade e lembre-se: são apenas estimativas.

E aí? Já sabe quando seu bebê vai chegar?

Quer acessar todo o conteúdo exclusivo da CRESCER? Clique aqui e assine!

Mais recente Próxima Quando vou sentir meu beber chutar na barriga?
Mais de Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: