Parto
 

Por Crescer online


Relatos de mulheres que só descobrem a gravidez já no momento do parto – ou pouco antes do nascimento do bebê – não são tão raros quanto imaginamos. E foi exatamente o que aconteceu com uma jovem de 23 anos de Nebraska, nos Estados Unidos. Ela deu à luz cerca de 48 horas após saber que esperava um filho.

Professora, Peyton Stover tinha acabado de começar um novo emprego e achava que o cansaço que vinha sentindo era em razão da sua nova jornada de trabalho. Um grande inchaço nas pernas e a insistência de sua mãe a fizeram buscar ajuda médica – e foi aí que descobriu que ela e o namorado, Travis Koesters, seriam pais pela primeira vez.

Peyton Stover, de 23 anos, são sabia que estava grávida até 48 horas antes do parto — Foto: Reprodução/KETV
Peyton Stover, de 23 anos, são sabia que estava grávida até 48 horas antes do parto — Foto: Reprodução/KETV

Em entrevista à agência de notícias local KETV, Peyton afirmou que a médica havia feito dois testes de gravidez para confirmar a suspeita de que havia um bebê a caminho – e o segundo foi positivo. A professora, então, ainda chegou a fazer um ultrassom. Durante o exame, a especialista olhou direto para a tela e disse: “Você está definitivamente grávida”, relatou a mãe.

A equipe médica teve de agir rapidamente, pois os rins e o fígado de Peyton não estavam funcionando corretamente e ela foi imediatamente internada no hospital, com um quadro grave de pré-eclâmpsia. A jovem estava com a pressão arterial severamente alta e os médicos a informaram que ela precisaria ter o bebê com urgência.

Peyton passou por uma cesariana de emergência e seu filho, Kash, nasceu prematuro – cerca de 10 semanas antes do esperado – pesando aproximadamente 1,8 quilos. “Se eu não tivesse vindo para o hospital naquele momento, provavelmente não teria conseguido sobreviver ao fim de semana”, ressaltou a mãe.

Ela ficou internada no Hospital Metodista Feminino, em Omaha, por uma semana. Nesse período, pôde monitorar o pequeno Kash de perto, na UTI neonatal. Segundo a mãe, o bebê está ganhando peso e indo bem, mas ainda não há informações de quando ela e o namorado poderão levar o filho para casa.

Kash, o filho de Peyton Stover e de Travis Koesters, nasceu prematuro, pesando cerca de 1,8 quilos — Foto: Reprodução/KETV
Kash, o filho de Peyton Stover e de Travis Koesters, nasceu prematuro, pesando cerca de 1,8 quilos — Foto: Reprodução/KETV

O casal afirmou que gostaria de ter filhos um dia e, apesar desse momento ter chegado mais cedo do que o planejado, os dois estão encantados com o pequeno Kash. “Agora que eu realmente o segurei, ajudei a alimentá-lo e coisas assim, é real. Ele é realmente meu”, declarou o pai, com orgulho do bebê inesperado.

Gravidez silenciosa: é possível mesmo?

A gravidez silenciosa acontece quando a mulher não sabe que está grávida e só descobre a gestação nas semanas finais ou quando já está em trabalho de parto. De acordo com o ginecologista e obstetra Gabriel Costa, da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a menstruação irregular é um dos pontos que pode dificultar a identificação da gravidez, já que a falta dela não costuma causar desconfiança.

Também há casos em que a mãe não sente o bebê mexer, principalmente quando ela nega psicologicamente a gravidez. “Existem casos em que ela até sente, mas atribui isso a outros fatores, como um movimento do intestino, por exemplo”, explica o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio Libanês (SP).

Cristiana Julianelli, psicóloga e psicanalista especializada no atendimento de gestantes (SP), explica que a negação é um mecanismo de defesa totalmente inconsciente. "É uma resposta àquela situação com a qual a mulher não consegue lidar naquele momento. Na tentativa de fugir desse conflito, ela acaba interpretando a realidade de um jeito distinto. Tudo o que possa levar a uma confirmação da gravidez é negado, rejeitado e relevado”, diz.

Por conta disso, especialistas orientam que a mãe receba acompanhamento psicológico depois do parto, já que ela precisa lidar com muitas informações ao mesmo tempo. Muitas delas se preocupam com a saúde do bebê e se culpam pela ausência do pré-natal e por terem seguido uma vida sem restrições, muitas vezes consumindo álcool e tabaco.

Ainda assim, o médico Gabriel Costa tranquiliza e afirma que, na maioria das vezes, mães e bebês evoluem de forma saudável. “O pré-natal realmente previne uma série de complicações e reconhece situações de risco. Não fazê-lo, assim como não ter seguido as orientações médicas, pode ser muito grave para mãe e filho, mas, felizmente, a maioria dos casos evolui bem”, revela.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

Mais recente Próxima "No dia do meu chá de bebê, perdi minha filha e o meu útero"
Mais de Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: