Um Só Planeta
 


Quem diz que só existe safári no continente africano é porque provavelmente ainda não conhece o Brasil. Esqueça África do Sul, Tanzânia, Quênia... Quer levar as crianças para ver animais selvagens em seu habitat natural? Para uma primeira vez, não é preciso ir tão longe assim — aliás, não é preciso nem mesmo sair do nosso país.

Destinos de safári no Brasil — Foto: Giovanna Forcioni
Destinos de safári no Brasil — Foto: Giovanna Forcioni

De Norte a Sul, o Brasil é cheio de lugares em que é possível ter uma experiência de safári, como aquelas que vemos nos filmes, com direito a binóculos, passeios em carros 4x4 abertos e até pernoite em acampamentos dentro de reservas ambientais. A diferença para os safáris africanos é que, ao invés de avistar leões, zebras e elefantes, aqui as grandes estrelas são as onças-pintadas, os tuiuius, os jacarés, as antas, as araras-vermelhas, os tamanduás-bandeira…

Acontece que, para encarar uma aventura como essa, é preciso planejamento, é claro. Ainda mais, viajando com crianças. A maioria dos safáris ocorre em áreas remotas, longe de grandes centros urbanos. Isso significa encarar uma logística difícil, com horas de estrada ou de navegação, para chegar a lugares de infraestrutura limitada, em que nem sempre há hospitais por perto ou sinal de telefone e internet. Com os pequenos, o que é para ser um momento divertido em família pode acabar virando uma cilada. Agora, com os maiorzinhos, a partir dos 8 ou 9 anos, pode ser uma oportunidade e tanto de criar memórias especiais, se reconectar com a natureza e se desconectar das telas.

Pantanal Sul (MS)

Sáfari fotográfico na Pousada Pequi, em Aquidauana (MS) — Foto: Giovanna Forcioni
Sáfari fotográfico na Pousada Pequi, em Aquidauana (MS) — Foto: Giovanna Forcioni

Não tem jeito: o melhor lugar do Brasil para ver animais selvagens de pertinho é o Pantanal. E, quando dizemos pertinho, é pertinho mesmo. Os veículos 4x4 que levam os turistas nos passeios chegam a poucos metros (mantendo uma distância segura) de animais como jacarés, capivaras, tamanduás, cervos, bugios, araras e, com sorte, até onças-pintadas. É possível contratar passeios avulsos com as agências locais, mas a experiência mais autêntica ainda é se hospedar em uma típica fazenda pantaneira para fazer os safáris. Os pacotes normalmente já incluem pensão completa e pelo menos dois passeios por dia. É o caso da Pousada Pequi e do Pantanal Jungle Lodge.

Amazônia (AM)

Vista das instalações do Juma Amazon Lodge — Foto: Giovanna Forcioni
Vista das instalações do Juma Amazon Lodge — Foto: Giovanna Forcioni

Não dá para pensar em vida selvagem no Brasil e não pensar em Amazônia. A maior floresta tropical do mundo se espalha por nove estados brasileiros, mas é no Amazonas que encontramos a melhor infraestrutura para quem viaja com crianças. Nos hotéis de selva, como o Juma Amazon Lodge e o Mirante do Gavião, ainda que longe da civilização e com pouca (ou nenhuma) comunicação com o mundo, as acomodações são confortáveis e a pensão é completa. Os pacotes também incluem passeios para conhecer a fauna e a flora da região. Um dos mais especiais é a focagem noturna, em que os barcos saem à procura dos animais que ficam na beira do rio. As únicas luzes são a das lanternas e a do luar.

Jalapão (TO)

Paisagem típica do Jalapão — Foto: Giovanna Forcioni
Paisagem típica do Jalapão — Foto: Giovanna Forcioni

Sabe aquela cena de filme em que os aventureiros andam num carro off-road, enquanto cruzam um descampado sem fim à procura de animais? Essa é uma das experiências que você pode ter no Jalapão, um oásis preservado em meio ao Cerrado do Tocantins. No Safari Camp com a Korubo, todos os passeios são feitos em veículos 4×4 no estilo overland, com mirantes que possibilitam a observação das paisagens ao ar livre. As pernoites acontecem em acampamento, em acomodações inspiradas nas tendas de safáris africanos. Todas são equipadas com camas e banheiros – pia e sanitário – privativos.

Foz do Iguaçu (PR)

Botes de passeio do Macuco Safári — Foto: Giovanna Forcioni
Botes de passeio do Macuco Safári — Foto: Giovanna Forcioni

Na terra das águas, como a cidade é conhecida, o safári não poderia ser diferente. Ele começa com um passeio de dois quilômetros em carro elétrico, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Depois, segue por uma trilha a pé de 600 metros pela mata, para tentar avistar a fauna e, finalmente, terminar num passeio de barco bimotor que leva os visitantes até embaixo das quedas das Cataratas do Iguaçu. Toda a experiência dura cerca de 1h45. Quem opera o passeio é o Macuco Safári.

Mais recente Próxima Poeira decorrente da tragédia em Brumadinho afeta saúde de crianças
Mais de Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: