• Redação Marie Claire
Atualizado em
Taís Araújo para a campanha Stand Up, de LOréal Paris, contra o assédio (Foto: Divulgação)

Taís Araújo para a campanha Stand Up, de LOréal Paris, contra o assédio (Foto: Divulgação)

Marie Claire faz parte de uma iniciativa contra o assédio que foi premiada em Cannes, na França, nesta quinta-feira (23). O case "Paywall Down", da agência WMccann para L'Oréal Paris, foi vencedor no Festival de Criatividade de Cannes na categoria Media – Excellence in Media Insigths & Strategy.

A campanha é parte do movimento “StandUp: contra o assédio nas ruas" que tem o intuito de combater o assédio sexual nas ruas por meio da conscientização e treinamento desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback!.

L’Oréal Paris lança a campanha StandUp, programa que ensina mulheres a combaterem o assédio

Como parte da divulgação do projeto foi desenvolvida uma campanha que tinha como mote "Autoestima em primeiro lugar", que reforçou o objetivo da L'Oréal nas ações de comunicação e destacou a metodologia dos 5 Ds — distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar — que auxilia homens e mulheres a saber intervir com segurança diante de uma situação de assédio.

As cinco ações comprovadamente eficazes para quando se testemunha uma situação de assédio são:

1) Distrair: Forma indireta de desviar a atenção do que está acontecendo.

2) Delegar: Conte o que está acontecendo a alguém por perto ou com autoridade e pergunte se essa pessoa pode fazer algo a respeito.

3) Documentar: Faça o registro para apoiar a pessoa que está sendo assediada e sempre pergunte à vítima o que ela quer fazer com a filmagem. Nunca publique sem sua permissão.

4) Direcionar: Chame e fale diretamente com o assediador. Seja direto, peça-lhe que deixe a vítima em paz, mas não entre em uma discussão. Use o apenas como último recurso para prevenir a violência.

5) Dialogar: Converse com a vítima e mostre o apoio que ela precisa. Reconheça que o que aconteceu não foi bom. E que isso definitivamente não é culpa dela.

Como parte da ação, a L'Oréal patrocinou a leitura de matérias de Marie Claire que tiveram o assédio como tema no período entre outubro e 31 de dezembro de 2021. Além de Marie Claire, outros títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast (jornal O GLOBO e revistas Glamour, GQ e Vogue) participaram do projeto que resultou em um aumento de 2.611% de pageviews, contribuindo para o acesso à informação, conscientização e educação a cerca do tema.

“É nosso dever enquanto marca uma marca feminina e feminista, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador, e Stand Up pra mim é isso. Esse prêmio só reforça a importância do tema e o quanto é necessário e urgente acelerar a pauta na sociedade,” diz Laura Parkinson, diretora de marketing da L'Oréal Paris no Brasil.

"O Paywall Down nasceu para trazer mais informação à população sobre um tema tão importante: o assédio nas ruas. E ver uma marca como a L’Oréal Paris conduzindo essa iniciativa mostra como as empresas estão ajudando no desenvolvimento da sociedade. Isso por si só já é um grande prêmio. A premiação em Cannes é uma consequência dessa atitude”, comenta Renata Bokel, COO & CSO da WMcCann.

  翻译: